É certo que a crise econômica no Brasil tem desestimulado muitos tipos de investimento. Afinal, tudo se torna mais crítico, e investir na crise envolve mais riscos e resultados mais difíceis de serem alcançados.

Contudo, o verdadeiro empreendedor — aquele que acredita no seu potencial e quer chegar mais longe — não se abala com as dificuldades impostas pelo mercado. Em vez disso, busca se informar, aumentar a sua reserva de conteúdo e criar oportunidades. Afinal, é na dificuldade que os bons se destacam.

Pensando em te ajudar, criamos este post. Nele, vamos mostrar 5 das melhores opções de investimento na crise que, somadas ao seu empenho e a sua confiança, certamente trarão excelentes resultados.

Acompanhe:

1. Alimentos

Se existe um mercado que dificilmente será impactado pela crise é o de alimentação. É verdade que alguns nichos acabam sendo enfraquecidos, como os de alimentos mais refinadas e de valor mais alto — já que itens desse tipo são os primeiros a serem cortados do orçamento da maioria das pessoas.

Contudo, o empresário que atua no fornecimento de alimentos comuns será menos impactado pela crise. Sendo assim, investir nesse ramo continua sendo uma excelente alternativa para quem buscar iniciar no mundo dos negócios.

Atualmente, as pessoas têm cada vez menos tempo para dedicar a tarefas domésticas e, em razão da crise, muitas famílias não têm mais a figura da empregada doméstica na sua residência.

Todo esse contexto gera uma demanda por estabelecimentos que trabalhem com a alimentação diária de boa qualidade, capaz de suprir as necessidades do mercado por bom custo e comodidade.

Não bastasse, um desdobramento do mercado de alimentação que também pode ser uma boa alternativa de negócio é o dos alimentos saudáveis. A preocupação com a saúde e com a beleza está em alta, o que leva as pessoas a buscarem por alternativas para terem uma alimentação saudável de forma prática.

Vale a pena considerar!

2. Coaching e treinamento

Quando se fala em investir, geralmente vem à cabeça abrir uma empresa e vender ou produzir algum tipo de produto. Mas por que não aproveitar as suas experiências profissionais para empreender?

Hoje, está em plena ascensão o mercado de coaching, consultoria e treinamento nas mais diversas áreas do conhecimento. Que tal unir o útil ao agradável e usar toda a bagagem adquirida durante a sua vida profissional para treinar outras pessoas para que possam aprimorar as suas habilidades?

Pode-se investir no treinamento de equipes de vendas e de gestão empresarial, enfim, tudo aquilo que julgar ser capaz de ensinar e agregar valor a outras pessoas. Em tempos de crise, em que os empregos se tornam mais difíceis, os profissionais buscam cada vez mais se aperfeiçoar e melhorar o seu currículo. Você pode ajudar nisso.

3. Beleza e estética

Mesmo em períodos de recessão, o mercado da beleza continua apresentando bons retornos. O público feminino, principalmente, não deixar de realizar cuidados básicos em relação à saúde e à estética, independentemente da crise.

Nesse contexto, empreendimentos voltados para esse mercado são, sem dúvida, uma excelente opção de investimento. Exemplo disso são os negócios voltados para cuidados com a pele, com o cabelo e com outros aspectos mais técnicos, como depilação a laser e tratamento de gorduras localizadas.

Já para o público masculino, uma das tendências são as barbearias com estilo clássico.

4. Consertos e reformas

A crise faz com que as pessoas passem a valorizar mais o seu dinheiro, evitando incorrer em gastos desnecessários. Por isso, aquela velha cultura de querer trocar um aparelho ou objeto quando ele apresenta algum tipo de defeito, em tempos de recessão, dá lugar a uma cultura de reparar e reutilizar.

Tal contexto tem feito com que empreendimentos que atuam no setor de manutenção e de reformas ganhe força na crise. O consumidor está em busca de alternativas mais econômicas para solucionar o seu problema e agora prefere reparar a ter que comprar um novo.

Assim, investir em serviços de manutenção de carros, móveis, roupas, aparelhos eletrônicos etc. pode ser bastante rentável, desde que você invista também em algum tipo de diferencial, já que esse é um mercado bastante explorado, especialmente em grandes cidades.

5. Franquias

Sem dúvida alguma, esse é o modelo de investimento mais comum entre os novos investidores. O mercado de franquias expandiu de forma significativa no Brasil nos últimos anos e, indo contra as projeções do mercado em crise, investimentos em franquias são altamente seguros.

É evidente que o sucesso de um empreendimento desse tipo dependerá de uma série de fatores, afinal, abrir uma franquia não é garantia de sucesso (na realidade, nada o é).

Portanto, quem deseja iniciar um negócio por meio de uma franquia deve pesquisar bem o mercado e ter um olhar clínico para encontrar e criar boas oportunidades para, então, partir para a ação.

Nesse contexto, um modelo de franquia que, unanimemente, está em pleno vapor é o de franquias fitness.

Bem-estar e vida saudável são necessidades comuns a todas as pessoas nos dias de hoje, de modo que o número e adeptos de esportes — como crossfit, musculação e treinos funcionais — só cresce.

Essa pode ser a deixa para você, que deseja iniciar um empreendimento. Investir em uma franquia fitness tem um grande potencial para gerar bons retornos.

Hoje, no mercado, existem empresas especializadas em auxiliar o investidor em todas as etapas de instalação de franquia fitness, dando total suporte para que o empreendimento se desenvolva da melhor maneira possível.

Ainda que as circunstâncias não sejam as mais favoráveis, é possível, sim, investir na crise com segurança e obter resultados satisfatórios. Contudo, é preciso ter muita cautela e pesquisar bastante, buscando encontrar boas oportunidades para investir o seu valioso dinheiro.

Listamos alguns exemplos de negócios que provam como isso é possível, agora cabe a você tomar a decisão e iniciar a sua carreira de empreendedor.

Agora que você já sabe em que investir na crise, quer aprender um pouco mais? Então não pare por aqui. Leia o post “Saiba como empreender na crise e ter sucesso” e aumente a sua reserva de conhecimento!

1 37

One thought on “5 melhores opções de investimento na crise

  1. Cloe Falcão 10 meses atrás

    Tenho pouco dinheiro, mas estou procurando boas opções de investimento, pois sei que tudo tem seu começo e quero iniciar o quanto antes. Muito obrigado pelas dicas