O condicionamento físico reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Todas as tarefas, sejam elas exercícios físicos ou atividades do dia a dia, requerem algum preparo. Quem nunca se sentiu cansado com tarefas corriqueiras?

Mesmo sabendo da importância de cuidar do condicionamento físico, muitas pessoas não sabem quais são as melhores práticas a serem adotadas para melhorá-lo. 

Para ajudar nessa tarefa, criamos esse post onde mostraremos as 6 melhores práticas para melhorar o condicionamento físico. Acompanhe e mantenha a sua saúde em dia!

1. Fazer exercícios físicos progressivamente

O primeiro passo para adquirir um bom condicionamento físico é se exercitar de forma progressiva. O corpo humano necessita ser estimulado constantemente para que uma mudança de resultados possa ocorrer.

Pessoas que realizam o mesmo treino com as mesmas cargas, obterão sempre o mesmo rendimento. Com isso, seu condicionamento físico não sai do lugar.

Para melhorar seu condicionamento, é necessário que exista uma periodização dos exercícios. Em cada etapa do treinamento, o exercício deve ser trabalhado de determinada maneira, com um número de repetições e intensidade definidas.

Essas variáveis devem mudar ao passar da periodização. Para que o ganho seja o esperado, é essencial que o treino seja elaborado por um profissional capacitado, que conheça o aluno, seus objetivos e dificuldades.  

2. Intercalar treinos de força com cardiorrespiratórios

Apesar de muitas pessoas acharem que somente o treino aeróbico é suficiente para melhorar o condicionamento físico, os exercícios de força também tem grande importância no processo.

Alinhar as duas atividades é ideal para obter melhores resultados. O treino de força reforça a musculatura, ligamentos, tendões e articulações, oferecendo ao praticante o melhor desempenho para realizar o aeróbico. 

Outra vantagem de adicionar exercícios de força ao planejamento é que eles aceleram o metabolismo. Isso faz com que o organismo queime gordura. 

3. Manter uma alimentação balanceada

A alimentação pode ser a vilã em um processo de melhora de condicionamento físico. Seguir a risca um treinamento pode não ser o suficiente para obter sucesso, caso a ingestão de alimentos não seja controlada.

É preciso que a alimentação seja balanceada, evitando frituras, comidas gordurosas, com alto valor calórico e poucas vitaminas. Uma boa ideia é consultar um nutricionista que conheça a rotina de exercícios da pessoa, pois assim é possível alinhar os dois pilares e ter melhores resultados.

Tudo que envolve a atividade física influencia no tipo de alimento e quantidade que deve estar presente na dieta. Variáveis como o horário do treino e a intensidade do exercício devem ser conhecidas pelo nutricionista.

Apesar disso, há algumas dicas que quem busca melhorar o condicionamento físico pode seguir, independente de serem auxiliadas por um profissional ou não. Veja algumas delas:

  • não pule refeições;
  • mantenha-se hidratado;
  • evite alimentos pesados à noite;
  • invista em um café da manhã reforçado, principalmente se treinar nessa hora do dia;
  • aumente o consumo de verduras, legumes e frutas;
  • risque o refrigerante do seu cardápio.

4. Aumentar o condicionamento físico cuidando do descanso

O descanso é um elemento importante na busca por um condicionamento físico melhor. Algumas pessoas, erroneamente, acreditam que quanto mais exercícios praticarem, mais rápido terão benefícios. Porém, o corpo precisa do descanso para que possa se recuperar do desgaste sofrido.

Quando o corpo não tem esse descanso entre as atividades, ele não consegue desenvolver e aumentar o condicionamento físico, ficando estático. A sobrecarga de treinamento é chamada de overtraining, e além de não permitir que o ritmo evolua, muitas vezes ocorre o regresso no desempenho.

Além disso, quem não oferece ao organismo o descanso necessário, corre grande chance de desenvolver lesões. Nesse caso, o tempo perdido até a recuperação completa e a volta a atividade física é muito maior do que se tivesse apenas intercalado treinamento e descanso.

5. Mudar hábitos diários

Os hábitos diários compõem grande parte do dia a dia de cada pessoa e mudá-los pode não ser muito fácil. Contudo, pequenas alterações na rotina podem significar um maior benefício à saúde.

No início, provavelmente não será fácil, mas a força de vontade e a perseverança acabam transformando as atividades ocasionais em hábitos. As novas práticas podem ser revertidas em uma melhora do condicionamento físico. Veja alguns hábitos que podem ser mudados:

  • trocar o elevador pela escada;
  • substituir o açúcar pelo adoçante;
  • deixe o carro na garagem! Que tal fazer pequenas tarefas do dia a dia caminhando?
  • escolha a atividade física que mais goste e pratique-a;
  • após um grande período sentado, alongue-se.

6. Manter-se motivado

Todas as alternativas anteriores só serão seguidas caso a pessoa esteja motivada. Mudar hábitos e adicionar ações diferentes à rotina, que muitas vezes é corrida e bem planejada, requer muita força de vontade. Porém, quando existe uma motivação para que a mudança aconteça fica mais fácil fazer um esforço por ela.

É preciso então, ter um motivo para querer melhorar o condicionamento físico. Esse motivo é particular de cada um, e qualquer desejo é valido: ter um melhor desempenho em determinado esporte, melhorar a saúde, ter mais qualidade de vida, conseguir realizar tarefas simples que requerem algum esforço, entrar em uma roupa que já não cabe mais. Enfim, existem milhares de razões, é preciso que cada pessoa encontre a sua.

Não existe uma cartilha que deva ser seguida ao pé da letra. É importante ressalvar que cada organismo é único, e que cada individuo responde a maneiras diferentes aos estímulos que é submetido. Por isso, apesar de todas as nossas dicas, é importante que elas sejam testadas e adaptadas à realidade de cada um.

Respeitar os limites do corpo é essencial para obter sucesso nessa empreitada. Deve-se aprender a escutá-lo. Se acordar com dor um dia, descanse, se a dor persistir pode ser um problema mais sério que é preciso averiguar. Muitas pessoas não cuidam de maneira correta do corpo, que é o instrumento mais importante para que se tenha uma boa saúde.

Conquistar um bom condicionamento físico é sinônimo de saúde. Por isso, mesmo que tenha dificuldades pelo caminho, não desista! Persista que o resultado é uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Se você gostou do nosso post sobre condicionamento físico, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos!

0 7.66 K