Você tem uma rotina corrida, trabalha o dia inteiro e tenta arrumar tempo para seus compromissos pessoais. Ainda assim, preocupa-se em levar uma vida saudável, com atividades físicas e uma alimentação mais balanceada. O problema é que, mesmo assim, continua sendo difícil perder peso — mais precisamente, diminuir o seu percentual de gordura.

O mercado hoje oferece muitas alternativas rápidas para se chegar ao percentual desejado, mas nem sempre as práticas são saudáveis e funcionam bem. O ideal é se atentar para algumas dicas que, quando combinadas, garantem um ótimo resultado. Que tal conferir quais são elas?

1. Pratique exercícios aeróbicos combinados com anaeróbicos

Para perder peso de forma geral, não adianta muita coisa focar só em dieta e não reservar um tempo para praticar atividades físicas. No caso da perda de gordura corporal, os exercícios são extremamente importantes, pois eles ajudarão a queimar as calorias e as gordurinhas extras no seu organismo.

O problema é que a maioria das pessoas tende a centrar esforços apenas nas atividades aeróbicas e se esquece de que elas devem, na verdade, ser combinadas com exercícios anaeróbicos. Isso é fundamental, pois ajuda a reduzir o percentual de gordura sem perder massa muscular!

2. Trabalhe a frequência, a intensidade e o tempo de atividade

Não adianta você ficar o dia todo fazendo exercícios físicos para queimar gordura. O segredo da diminuição do percentual no seu organismo dependerá da intensidade das suas atividades, principalmente as aeróbicas, por exemplo.

A intensidade se mede pela frequência cardíaca e, por isso, é importante ir com calma, de acordo com o seu condicionamento físico atual. Se você tiver dificuldades para treinos de alta intensidade, é melhor ir mais devagar e aumentar o tempo do exercício. Se estiver em forma para encarar atividades mais intensas, é só pegar mais pesado, diminuindo o tempo.

O mais importante é a frequência com que você pratica os exercícios físicos — quanto mais vezes por semana, maior gasto calórico. Não é necessário, portanto, passar horas praticando atividade física, mas sim fazê-las de forma correta e transformando isso em um hábito diário.

3. Faça uma dieta adequada ao seu objetivo

Assim como no caso dos exercícios físicos, a sua dieta também precisa ser pensada de forma inteligente para não comprometer outras funções do seu organismo. Sua alimentação precisa estar adequada ao seu objetivo — perder gordura corporal —, sem que isso prejudique sua saúde ou a faça perder massa magra.

Existem alguns alimentos que ajudam na diminuição do percentual de gordura, ao passo que existem outros que induzem o aumento dessa gordura. Portanto, o ideal é você fugir das gorduras saturadas e de origem animal, e preferir carnes mais magras, como é o caso de peixes, frango e laticínios desnatados, por exemplo.

As farinhas refinadas também devem ser evitadas, já que aumentam o nosso apetite e a ansiedade. Elas provocam picos nos nossos níveis de glicose e insulina e tudo isso acaba acarretando no armazenamento elevado de gordura corporal. O mesmo vale para o açúcar, que também deve ser diminuído em sua dieta.

4. Nunca corte totalmente o carboidrato

Essa dica ainda é sobre a maneira como você conduz a sua dieta, mas merece um tópico reservado somente para ela. Isso porque a maioria das pessoas acha que, para diminuir o percentual de gordura, deve cortar completamente o consumo de carboidratos.

Esse é um erro enorme, uma vez que essa é a única fonte de energia para o nosso cérebro, por exemplo. Se tiramos o carboidrato totalmente da nossa alimentação, forçaremos o organismo a utilizar as proteínas como fonte de energia. Logo, perdemos massa muscular, pois elas é que mantêm a formação dos nossos músculos! O ideal é consumir carboidratos em menor quantidade, fazendo sempre boas escolhas.

5. Consuma alimentos e suplementos termogênicos

Ainda dentro da sua alimentação, opte pela ingestão de alimentos com funções termogênicas, ou até mesmo de suplementações termogênicas. Mas qual o motivo de se fazer isso?

Acontece que esses tipos de alimentos possuem um forte poder de aumentar o metabolismo e, consequentemente, elevar também o consumo calórico do nosso corpo. Gastando mais energia, você conseguirá diminuir o seu percentual de gordura de maneira bem mais eficiente.

Você pode consumir, por exemplo, pimentas, canela, fontes de cafeína, gengibre, linhaça, cacau, entre outras possibilidades. Caso ache mais prático, pode ingerir as suas substâncias termogênicas em cápsulas ou em pó, em forma de suplementação alimentar.

6. Tenha tempo para descansar adequadamente

Com a alimentação balanceada e de acordo com a sua rotina de atividades físicas, você, com certeza, vai achar que está no caminho certo para perder o percentual de gordura extra em seu organismo.

Mas é preciso tomar cuidado com os excessos de boas práticas. Mesmo comendo corretamente e se dedicando a algum esporte ou atividade física, existem ainda outros fatores que podem influenciar na diminuição do percentual de gordura. O descanso do corpo e da mente é um deles!

Se o seu corpo não estiver devidamente descansado e recuperado para o próximo dia, não existem alimentação e atividade física que o mantenham completamente saudável. E o mesmo vale para a mente: sem uma boa noite de sono e um cuidado especial com o seu emocional, o estresse e a ansiedade podem estragar todo o bom trabalho feito até o momento.

7. Evite a tentativa de perder gordura localizada

A gordura localizada pode, sim, ser perdida com exercícios físicos específicos para cada região do corpo. O ideal, porém, é direcionar seus treinos e a alimentação para que decidam onde vão eliminar gordura primeiro.

O corpo de cada pessoa tem a sua própria programação genética e isso altera a maneira como se perde gordura em determinadas zonas corporais. Logo, a maneira mais saudável de perder gordura é agindo para que o corpo inteiro elimine as gorduras da maneira que foi programado geneticamente para fazer. O processo de emagrecimento deve ser completo e homogêneo.

Depois que você tem as informações corretas, diminuir o percentual de gordura corporal não é tão difícil, não é verdade? Lembre-se sempre de cuidar bem da alimentação, de praticar atividades físicas regularmente e de se manter sempre descansada para que tudo faça efeito positivamente.

Se quiser saber ainda mais sobre como garantir a perda de gordura corporal, é interessante conhecer o Treino HIIT. Como ele funciona, afinal?

0 1.29 K