Quem disse que a rotina tem de ser exaustiva? Pelo contrário: o ideal é criar alternativas capazes de tornar o dia a dia leve e descontraído, dando um sabor a mais a ele. Mas para isso é preciso adotar algumas ações que ajudarão você a treinar e manter hábitos saudáveis.

Para começar, é essencial optar por um estilo de vida harmonioso, que não só proporciona equilíbrio ao seu cotidiano, mas também favorece a realização de atividades físicas com mais disposição.

Quer se inteirar mais sobre o assunto? Então leia na íntegra o conteúdo a seguir e conheça as melhores práticas para ter uma existência saudável.

1. Alimentar-se bem

Alimentar-se bem não significa comer pouco e, sim, saber o que e quando comer. O ideal é ter um café da manhã reforçado, que dará o devido ânimo para encarar as diversas tarefas do dia.

Além disso, não se esqueça de almoçar e fazer um lanche mais leve à noite. Vale ressaltar a importância de se alimentar a cada 3 horas, de preferência com frutas e carboidratos complexos.

Lembre-se de que uma dieta controlada é imprescindível para ter uma rotina mais saudável, principalmente para quem se exercita regularmente. Afinal, os alimentos são responsáveis por proporcionar energia ao corpo, garantindo que o organismo trabalhe melhor.

2. Exercitar-se com regularidade

Independentemente da idade da pessoa que a pratica e do horário em que ela é feita, atividade física é uma maneira eficiente de ter uma vida saudável. Não deixe a preguiça falar mais alto e coloque os exercícios como um item fixo na sua agenda.

Afinal, realizá-los uma vez aqui e outra ali não é suficiente. Para obter os resultados esperados, é fundamental exercitar-se pelo menos 3 vezes na semana.

Para aumentar a sua motivação, saiba que as atividades físicas em geral (como uma caminhada ou um esporte em grupo) melhoram a circulação, aliviam a tensão muscular, ajudam a controlar o peso e reduzem a ansiedade. Esses são apenas alguns dos benefícios de treinar com frequência.

Outro ponto que merece atenção é a relevância de solicitar o auxílio de um profissional da área. Ele vai ajudar a definir o treino mais compatível com as suas características físicas e psicológicas, levando em consideração o seu objetivo principal e também a sua disponibilidade de horário.

3. Ter boas noites de sono

Para melhorar os seus treinos e ter um dia mais tranquilo, é primordial ter boas noites de sono. Somente assim você conseguirá repor as energias para iniciar o dia com todo o pique.

Não se esqueça de que tanto a mente quanto o corpo necessitam de descanso. Noites mal dormidas não são capazes de proporcionar o devido repouso, o que prejudica a sua saúde.

Por isso, é essencial preocupar-se com as questões que interferem na qualidade do seu sono. Desde o colchão e o travesseiro até o ambiente como um todo. Nesse contexto, limpe o quarto regularmente e deixe-o arejado.

Além disso, evite luzes acessas quando for dormir e certifique-se de que desligou todos os aparelhos eletrônicos, tornando o ambiente o mais silencioso possível. Outro ponto crucial é a quantidade de horas dormidas: o indicado é que seja por volta de 8h por dia.

4. Fugir dos excessos

Se existe uma verdade universal é a seguinte: o excesso, em qualquer situação, faz mal. Comer demais, ver televisão demais ou até trabalhar demais: nada disso é positivo.

Claro que uma vez ou outra o excesso pode até ser tolerado, mas recomenda-se manter o equilíbrio na sua rotina.

Saiba, então, ponderar melhor as suas ações, tendo ciência de que grandes quantidades, do que quer que seja, pode ser danoso. Faça escolhas saudáveis que ajudarão você a ter treinos mais efetivos e uma vida harmoniosa.

5. Apostar no sistema de recompensa

Ganhar um agrado após ter honrado todos os seus compromissos e cumprido o seu cronograma de treino é uma boa ideia. Isso faz com que o seu cérebro associe a finalização das atividades (do emprego e também da academia) com algo positivo.

Mas cuidado com esse método, pois de nada adianta passar horas treinando e depois consumir uma porção de batata frita com refrigerante. Por isso, opte por recompensas saudáveis que não estejam, de preferência, relacionadas à comida.

Vale desde um passeio que você tanto almeja até mesmo uma ida ao cinema. O fundamental aqui é pensar em um presente saudável para que você não burle os treinos.

6. Selecionar bem as suas companhias

Já ouviu falar que “você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”?

Isso significa que os indivíduos que estão no seu ciclo social influenciam, mesmo que indiretamente, as suas ações, comportamentos e pensamentos. Em outras palavras, é como se você fosse um reflexo dessas companhias.

Perceba, nesse contexto, a importância de estar rodeado de boas pessoas que agregam valores nobres e são inteligentes e honestas.

Além disso, prefira conviver com quem compartilha objetivos semelhantes aos seus e também busca uma vida saudável. Afinal, ter parceiros de treino tornará a prática de atividades físicas muito mais satisfatória.

Não se esqueça de que selecionar os amigos certos fará toda a diferença no processo de conquistar hábitos sadios.

7. Definir um foco por vez

Querer abraçar o mundo não é nada fácil. Aliás, é bem provável que você se frustre com essa missão, uma vez que não é possível conseguir tudo ao mesmo tempo.

Esse pensamento é válido tanto na esfera profissional quanto pessoal. Ao ter diversas metas, defina as prioridades e concentre-se em cada uma separadamente.

Em relação aos treinos, por exemplo, determine qual o primeiro foco: se é perder peso, ganhar massa muscular, definir o corpo ou outro. Após especificar essa questão, você encontrará os exercícios mais adequados para tal finalidade.

Não caia no erro de realizar diversos tipos de atividades físicas simultaneamente, esperando uma espécie de resultado milagroso, pois você ficará decepcionado com o desfecho dessa história.

Pode apostar: manter hábitos saudáveis é o caminho certo para levar o treino ainda mais a sério, além de ajudar na manutenção de uma vida equilibrada. Quer saber mais sobre o assunto? Então, baixe o nosso guia prático para criar hábitos saudáveis e ter uma rotina realmente harmoniosa.

0 41