Como tudo na vida, empreender tem o seu lado bom e alguns desafios a serem superados. Mas acredite: as vantagens são imensuráveis. Afinal, ter o próprio negócio é sinônimo de mais autonomia e realização profissional e pessoal.

Acha que é só? Ainda tem muito mais! Para saber os principais benefícios de possuir uma empresa, confira o conteúdo abaixo que preparamos, para te ajudar a tirar o seu sonho do papel! Boa leitura!

1. Proporciona flexibilidade de horário

Imagine a possibilidade de fazer seus próprios horários, trabalhando nos momentos que você é mais produtivo. Gostou da ideia? Então saiba que, ao investir no seu próprio negócio, você poderá desfrutar dessa alternativa.

Mas não confunda flexibilidade de horário com jornadas de trabalho reduzidas — uma vez que a rotina do empreendedor, principalmente nos primeiros meses da empresa, é bem turbulenta. Inclusive, às vezes, será preciso enfrentar extensos períodos de trabalho.

O fato é que, aquele hábito de bater ponto ou de cronometrar cada segundo do expediente, será extinto. Afinal, você será dono do seu próprio tempo. Vale destacar, nesse aspecto, a importância de ter uma agenda organizada e saber administrar o relógio, tornando o tempo o seu aliado.

2. Estimula o aprendizado

Para saber lidar com os obstáculos, tornando-os fonte de aprendizado, o empreendedor deve buscar constantemente por novos saberes. Como já dizia o ditado: “conhecimento nunca é demais”.

Nesse sentido, você estará sempre atrás de informações relevantes e atuais, a fim de manter o seu negócio atualizado.

Lembre-se que o mundo está em constante mudança e aqueles que não reciclam o conhecimento ficam obsoletos. O resultado disso é uma empresa arcaica, com menor rentabilidade, chegando até mesmo ao pior cenário: a falência.

Por isso, os profissionais que visam ter um negócio diferenciado apostam com frequência em cursos, palestras, workshop e em tudo aquilo que expandirá os saberes, deixando-os na frente da concorrência.

3. Possibilita trabalhar com pessoas de confiança

Outro ponto positivo de ter o próprio negócio é a possibilidade de trabalhar com pessoas honestas e de confiança.

O motivo é simples: como você será o dono do empreendimento, será também o responsável por escolher os colaboradores que vão atuar na firma. Claro que uma equipe de RH ajuda, e muito, o processo de seleção e contratação da equipe. Mas a palavra final é sua.

Para não ter erro, é importante investir uma parte do seu dia em entrevistas com os candidatos, tendo uma conversa aberta e franca com eles. Certifique-se de que eles possuam as habilidades e características que você considera essenciais em um profissional.

4. Contribui para o bem da comunidade

Não é possível falar sobre os benefícios de ter o próprio negócio, sem citar a questão da contribuição para o bem comum da comunidade.

Não entendeu? Para começar, basta pensar no número de pessoas que você empregará, o que por si só já é uma ação positiva. Além do mais, os empreendedores são responsáveis por girar a economia.

Vale frisar também a questão do bem-estar que você proporcionará por meio da inauguração da sua empresa, oferecendo serviços exclusivos. Uma franquia de academia, por exemplo, oferece ao público a possibilidade de possuir um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Em outras palavras, abrir um negócio é gratificante tanto para o próprio empresário, que vai tirar do papel os seus sonhos, quanto para a população local, que vai desfrutar de um serviço ímpar.

5. Desperta o melhor da pessoa

Para alçar voos mais altos, é preciso sair da zona de conforto e pensar em estratégias diferenciadas, que serão capazes de alavancar a empresa.

É nesse cenário que o empreendedor percebe a importância de usar e abusar da criatividade. Afinal, ser apenas mais um entre tantos outros não faz a diferença, concorda?

Ele começa, então, a se aventurar por outros horizontes, saindo do comodismo. Em outras palavras, o empresário passa a pensar em alternativas exclusivas, dando o seu melhor para conseguir resultados expressivos.

A partir de então, ele percebe o quão resiliente pode ser — afinal, não é qualquer situação que vai fazê-lo perder o foco, ou atrapalhar a busca pelo sucesso.

6. Proporciona mais independência

Abrir o seu negócio é uma forma de ter mais liberdade, livrando-se de questões que antes não o agradava. Isto é: nada de ficar dando satisfação o tempo todo para alguém, pois você será o seu próprio chefe.

Claro que isso não significa que você pode quebrar todas as regras. Afinal, para ser bem sucedido no mundo dos negócios, é preciso ter comprometimento e muito disciplina.

Importante frisar ainda que essa é a oportunidade ideal para conseguir melhorar seus ganhos, tornando-se mais independente financeiramente.

No início, é natural que as despesas sejam maiores do que a receita. Porém, conforme o negócio for se consolidando, as contas começarão a ficar no azul e, em questão de tempo, você terá um lucro considerável.

7. Elimina aquele pensamento de “e se”

Não são raros os casos de pessoas que chegam ao final da vida com o seguinte pensamento: “e se eu tivesse arriscado mais” ou “e se tivesse investido naquele meu sonho”.

Perceba, nesse aspecto, que ter esse pensamento não resolverá nada. O certo é partir para ação enquanto há tempo, evitando assim ser um profissional frustrado.

Na pior das hipóteses, você eliminará essa sensação de “podia ter dado certo” e terá plena certeza de que fez tudo que estava ao seu alcance para consolidar os seus planos.

Não fique na dúvida. Se abrir uma empresa é o seu maior desejo, programa-se e faça um planejamento para que isso aconteça, pois o resultado será surpreendente.

Acredite: ter o próprio negócio vai mudar a forma como você encara os dias, dando a devida satisfação e motivação para lidar com os mais variados desafios. No final, você perceberá que cada esforço foi recompensado e terá a certeza que ser empreendedor é algo extraordinário!

Gostou do artigo e que se inteirar ainda mais sobre o mundo dos negócios? Então, confira nosso post exclusivo com 7 dicas de como perder o medo de empreender.

0 27