A maioria das pessoas está se preocupando cada vez mais em manter uma vida saudável, fazendo refeições balanceadas e praticando atividades físicas. Apesar disso, em meio à rotina corrida, muitas vezes é complicado seguir uma dieta e conseguir manter tudo o que é planejado.

Há também a dispersão do foco, e algumas pessoas acabam se desmotivando e simplesmente abandonam a ideia de levar uma vida mais saudável. Elaboramos este artigo com 8 dicas especiais para lhe ajudar a focar na dieta e se manter firme no seu plano alimentar. Confira!

1. Cozinhe a sua comida

Quando se prepara a própria comida, muitos alimentos industrializados e gordurosos são deixados de lado. Os temperos prontos podem ser trocados por naturais, por exemplo. Além disso, a quantidade de condimentos, que em alta dose podem ser prejudiciais à saúde, tem a possibilidade ser controlada.

Outra vantagem de cozinhar a própria comida é em relação aos seus gostos: é muito mais fácil seguir uma dieta quando você mesmo combina os alimentos saudáveis e os consome de acordo com o que gosta.

2. Congele os seus alimentos

Congelar as refeições pode ser a salvação em muitas situações! Na correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas acabam saindo da dieta quando estão sem tempo para cozinhar. É nesse momento que elas abrem a geladeira e comem qualquer alimento pronto que está lá. O grande problema é que na maioria das vezes essas comidas prontas e rápidas costumam conter muito sódio e gordura, sendo um prato cheio para sair da dieta.

Separe um dia do mês, ou quinzenalmente, para preparar as suas refeições e congele tudo em potinhos. É muito mais prático cozinhar uma panela grande de um alimento e congelar tudo, em pequenas porções, do que ter que preparar a comida diariamente.

Pegue potes e monte de acordo com o seu gosto e pronto! Em poucos minutos você terá uma comida gostosa, saudável e pronta para ser consumida quando quiser, diminuindo os riscos de sair da dieta quando estiver com pressa ou sem vontade de cozinhar.

3. Compre marmita fitness

A marmita fitness também é outra excelente ideia. Existem inúmeras empresas que fazem esse serviço e vendem as marmitas balanceadas e saudáveis. Caso você realmente não goste de cozinhar, ou simplesmente não tenha tempo, essa é uma ótima opção para seguir uma dieta.

As empresas costumam ter, inclusive, as opções separadas por refeições: café da manhã, lanches, almoço e janta. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de calorias, proteínas, carboidratos e todos os outros nutrientes de acordo com o estipulado em sua dieta.

4. Procure não pular as refeições

Ter uma rotina alimentar é um fator determinante para seguir na dieta. Se você acostumar o seu corpo a comer em horários já estabelecidos ou em intervalos de tempo programados, fica muito mais fácil conseguir manter a alimentação saudável e em quantidade adequada.

Se pular o café da manhã, por exemplo, provavelmente acabará se alimentando mais no almoço e esse ciclo vai desregular toda a dieta. Por isso, o ideal é seguir a rotina.

5. Leve lanches que fazem bem à saúde para o trabalho

O trabalho é um ambiente propício para a quebra da dieta. Sempre vai ter um colega oferecendo ou querendo dividir algum alimento com poucos nutrientes e muita gordura. Para escapar dessa tentação o ideal é levar lanches prontos e saudáveis.

Bons exemplos de alimentos para lanchar nas pausas do trabalho são sanduíches naturais, iogurtes, frutas ou sucos naturais.

6. Mantenha snacks saudáveis na bolsa

A rotina de muitas pessoas costuma ser corrida e cheia de imprevistos. Por isso, muitas vezes não vai ser possível parar para fazer o lanche no horário planejado. A solução para não quebrar a rotina e se alimentar no tempo estipulado é sempre ter um snack saudável dentro da bolsa.

Existem muitas opções que podem ser revezadas para não enjoar. Alguns exemplos são barras de cereais integrais, frutas secas, bolinhos integrais com pouca gordura, nozes, damasco e biscoitos light.

7. Evite alimentos gordurosos e industrializados

O corpo se acostuma com alimentos que são oferecidos a ele. Comece a tirar aos poucos os alimentos industrializados e ricos em gordura e açúcar, pois essas comidas costumam ser prejudiciais à saúde e afetam a dieta.

Além disso, quanto mais se ingere alimentos gordurosos e doces, mais o corpo vai pedi-los, pois sentirá falta. Por isso, para seguir uma dieta boa é interessante eliminá-los da rotina.

No começo pode parecer um pouco difícil, então a dica é trocá-los aos poucos. Na primeira semana, elimine o refrigerante e beba suco. Posteriormente troque por água e prossiga até não tomar mais bebidas durante as refeições.

O mesmo vale para os tipos de alimentos: a batata frita inglesa pode ser trocada pela cozida e depois pela batata-doce.

8. Varie o cardápio

A última dica para seguir uma dieta firme e forte é variar o cardápio! Se você comer todos os dias os mesmos alimentos, é bastante provável que enjoe em algum momento. É nessa hora que as pessoas costumam trair a dieta e ingerir algum alimento prejudicial.

Além disso, é importante mesclar também a ingestão de nutrientes. Quem se alimenta sempre com a mesma comida, acaba-se ingerindo constantemente os mesmos nutrientes e, por mais que sejam saudáveis, pode ser que falte algum tipo para balancear a alimentação.

Cuidar da ingestão alimentar e realizar exercícios físicos são práticas cada vez mais presentes na vida de todos que buscam um maior bem-estar e uma boa qualidade de vida. Algumas vezes, porém, apenas a força de vontade não é suficiente para seguir uma dieta com afinco.

Por isso, ter um planejamento e adicionar algumas ações à rotina podem ser empurrões importantes para seguir a dieta firme e forte sem se deixar cair em tentação! Sabemos que tropeços acontecem, então o importante é estar focado para dar a volta por cima e fazer com que a alimentação saudável entre de vez no cotidiano.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe novas maneiras que auxiliam a seguir uma dieta com determinação, deixe um comentário contando suas experiências!

0 78