Queridinhos no universo fitness, os suplementos apresentam uma série de benefícios no processo de conquistar um corpo mais esbelto, ajudando ainda a ter uma vida saudável.

Entretanto, alguns mitos sobre suplementos — originados principalmente pela falta de conhecimento — fazem com que esses complementos alimentares pareçam ser vilões.

É nesse contexto que surgem as dúvidas, como “quando devo acrescentar esse complemento na dieta?” ou ainda “ele realmente não é prejudicial à saúde?”

Para esclarecer de vez as polêmicas que permeiam o assunto, apresentamos os principais equívocos e verdades sobre esse tão conhecido aliado na busca de objetivos dos praticantes de atividades físicas. Acompanhe o conteúdo e confira as informações relevantes que listamos sobre os suplementos. 

1. Suplemento é apenas para adultos

Esse é um mito clássico. Afinal, desde que utilizado adequadamente e nas quantidades corretas, o suplemento é destinado tanto a adultos, como idosos e crianças. Lembre-se de que o suplemento nada mais é que um item para complementar a alimentação, assegurando assim uma dieta mais equilibrada. 

Para obter o resultado apropriado, contudo, a pessoa precisa solicitar a orientação de profissionais especializados. Assim, os seus hábitos alimentares serão mais saudáveis, baseando-se nas necessidades do seu corpo e organismo.

Tenha em mente que os suplementos são indicados, acima de tudo, para aqueles que têm um déficit na alimentação e precisam suprir os ingredientes com algum tipo de alimento extra. 

2. Ele pode substituir totalmente a refeição

Pense bem: se o suplemento funciona como uma espécie de complemento, ele pode substituir as refeições? Ficou em dúvida? Então, saiba que a resposta é negativa. Ou seja, essa frase é apenas mais um equívoco atribuído aos suplementos. 

Não há dúvidas de que os suplementos possuem nutrientes importantes para garantir uma alimentação balanceada. Mas isso não significa — em hipótese alguma — que eles podem suprir todas as carências e necessidades do corpo. 

Por isso, o mais recomendado é atrelar o uso dos suplementos com refeições equilibradas e exercícios diários, sobretudo para aqueles que querem desenvolver a musculatura.

3. Existem efeitos colaterais

Acredite: essa é uma verdade desconhecida de grande parte do público. Como tudo na vida, os suplementos possuem dois lados. Como já dito, eles possuem várias vantagens, mas se consumidos erroneamente podem acarretar em cenários graves.

O uso em excesso de termogênicos — que tem como principal ativo a cafeína, e de chá verde —, por exemplo, pode resultar em problemas cardíacos. Existem também aqueles que podem gerar complicações nas funções renais.

Por isso, vale ressaltar novamente a importância de solicitar a ajuda de um especialista, que vai acrescentar o suplemento na sua dieta de forma natural e correta. Assim, ele não sobrecarregará as funções vitais do seu organismo.

Longe disso, um expert no assunto saberá exatamente o que fazer para que você conquiste os resultados esperados sem abrir mão da saúde.

4. Eles podem aumentar o peso

Essa também é uma afirmativa verdadeira, sendo mais um exemplo de que o excesso faz mal, uma vez que o uso exagerado de suplementos, provavelmente, contribuirá com o aumento do peso.

O motivo é simples. Alguns suplementos alimentares — como é o caso de hipercalóricos —, são ricos em carboidratos. Entretanto, um consumo acima do que o corpo é capaz de queimar durante o treinamento significa que eles serão transformados em gordura. 

Portanto, o mais recomendado é ficar atento em relação à quantidade ingerida, assim como suas necessidades diárias. Não se esqueça que para conseguir massa magra, obtendo um corpo mais definido, é preciso consumir um nível moderado de carboidratos, com maior ênfase no consumo de proteínas. 

5. Todo suplemento contribui com o aumento de massa magra 

Esse, definitivamente, é um mito. O fato é que existem inúmeras opções de suplementos no mercado e cada uma tem um propósito diferente. Por isso, antes de investir em suplementação, é fundamental que você determine qual a meta principal do treino: fortalecer os músculos, ganhar massa, perder peso, entre outras possibilidades. 

Afinal, há produtos específicos para cada finalidade, que vão turbinar a malhação, garantindo que você alcance os seus objetivos. 

Além disso, saiba de antemão que os suplementos agem de forma diferente em cada organismo. Inclusive, existem alguns que são mais adequados para as mulheres, enquanto outros auxiliam mais os homens.

Tendo isso em mente, leve em consideração todas essas questões no momento que for começar a utilizar o produto.

6. Quanto mais, melhor

Na ânsia de conquistar o corpo perfeito, algumas pessoas acreditam que apostar em mais de uma alternativa de suplemento e consumi-los em grandes quantidades vai acelerar o resultado. E, como se pode imaginar, tal pensamento é uma inverdade.

A conquista de massa magra, juntamente com a obtenção de um corpo torneado, é um processo lento e gradual, que demanda muito comprometimento e paciência.

De nada adianta, neste contexto, apostar em diversas opções de complementos alimentares e ingeri-los em excesso. Do contrário, essa atitude trará sérios danos para o organismo. 

7. Queimadores de gorduras funcionam

Pode apostar: essa afirmação é verdadeira. Claro que não existem fórmulas mágicas, capazes de solucionar todos os problemas em um estalar de dedos. Contudo, o tipo de suplemento conhecido como queimador de gordura realmente faz jus ao nome, ajudando a maximizar os resultados. Isso é claro, se você pratica exercícios. 

Afinal, mesmo que sejam capazes de estimular o metabolismo, fazendo com que você tenha mais disposição e elimine gordura mais facilmente, de nada adianta se não pratica atividades físicas. Vale destacar ainda que para a melhor funcionalidade do produto é essencial ter também uma boa alimentação, além de consultar um especialista para saber se o produto é adequado para as suas necessidades. 

Do contrário, como já destacado, sem prescrição, alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios, você corre o risco de desenvolver problemas cardíacos, pressão alta, insônia, falta de ar, entre outras complicações tão graves quanto essas, e sem obter os benefícios que estava buscando. 

8. Suplementos definem o corpo mesmo sem treinamento

Muitos gostariam que isso fosse verdade, certo? Entretanto, é mais um mito. Reforçando: o suplemento é um complemento da alimentação e ele sozinho não é capaz de desenvolver a massa muscular. Isto é: ficar musculoso apenas com a ingestão de suplementos é totalmente impossível. 

Para não ter erro, é preciso apostar em exercícios que vão proporcionar mais resistência. Se o propósito principal é ficar bem definido, o ideal é conciliar com um treino de musculação

Sobretudo, não esqueça que ter um corpo bonito é apenas a consequência de uma rotina equilibrada. Por isso, não se coloque em situações extremas para conquistar os seus objetivos. Busque manter uma vida harmoniosa e saudável, dando a devida importância à alimentação correta aliada às atividades físicas.

Agora que você já conhece algumas verdades e mitos sobre suplementos, que tal receber outras dicas imperdíveis sempre em primeira mão? Para isso, basta assinar nossas newsletter.

3 194

3 thoughts on “8 mitos e verdades sobre os suplementos

  1. Liana 1 ano atrás

    Ótima matéria! Muito informática! Valeu Tribo fitnefitness!