Iniciar um negócio do zero é um trabalho árduo, tanto é que mais da metade das novas empresas não conseguem se tornar lucrativas. Além disso, um empreendedor independente assume todo o risco ao tentar abrir a sua própria empresa. Diante da crise política e econômica que assola o país, investir em uma franquia pode ser a melhor solução para ser bem-sucedido.

Além de eliminar boa parte dos riscos envolvidos, aderir a uma franquia diminui drasticamente o esforço necessário para o aprendizado do negócio e do mercado, uma vez que o franqueador repassa todo o know-how adquirido com o tempo, oferece treinamentos de como executar o negócio da melhor forma e entrega um suporte contínuo ao empreendedor.

Com uma franquia, você não precisa reinventar a roda ou aprender o que funciona ou não, como acontece no caso de abrir um negócio próprio. Também elimina o processo de tentativa e erro, que é um dos fatores que mais contribuem para a falência das empresas iniciantes.

Gostou da alternativa? Continue lendo e descubra uma forma mais segura e inteligente de abrir o seu primeiro negócio!

Como funciona um sistema de franquia?

Como dono de uma franquia, você passa a ser o seu próprio patrão dentro de uma estrutura que possui um sistema de negócios já testado e aprovado pelo franqueador.

Ele possui dados reais que provam a rentabilidade e o sucesso do negócio, e está disposto a compartilhar a fórmula com o empreendedor que queira investir no modelo. Ou seja, você ganha uma filial de uma marca de sucesso em troca de uma contrapartida financeira — taxa de franquia, royalties etc.

Parece um bom negócio, certo? Porém, apesar de à primeira vista ser uma excelente oportunidade, algumas pessoas ainda têm dúvidas se realmente investir em franquia como primeiro negócio é uma boa escolha. Se esse é o seu caso, para ajudar na decisão, apresentaremos agora 10 benefícios de optar por uma franquia!

Quais são as vantagens de investir nesse modelo de negócio?

1. Suporte completo e contínuo

Com uma franquia, você e seus colaboradores não só recebem um treinamento inicial completo para se adequarem ao padrão do negócio, como também têm o apoio da empresa para evoluírem junto com a marca.

Além disso, os cursos são ministrados continuamente, fazendo com que a empresa cresça cada vez mais. Outro detalhe importante quanto ao suporte é em relação às questões contábeis e jurídicas: os franqueadores já têm um conhecimento sobre esses assuntos, e quando não oferecem esse serviço, possivelmente conhecem empresas que prestam esse serviço para indicar — o que facilita o processo.

2. Marketing especializado

O marketing é um dos fatores determinantes para o sucesso da empresa. No entanto, elaborar uma estratégia de mercado nessa área não é tarefa fácil. Porém, quem optar por investir em uma franquia como seu primeiro negócio já receberá todo o plano de marketing pronto e bem definido.

Essa é uma grande vantagem, pois o plano de marketing de uma empresa é uma estratégia que precisa ser elaborada, discutida e testada. Sendo assim, demanda tempo.

O empreendedor que opta por uma franquia tem mais tempo disponível para focar apenas no negócio, e não precisa se preocupar com a divulgação da marca e toda a parte que envolve o marketing.

3. Negócio testado e aprovado

Quando você investe em um modelo de negócio que já deu certo, tem maior confiança no sucesso que alcançará com ele. É claro que, como em qualquer caso, é preciso trabalhar duro e seguir o modelo oferecido pelo franqueador, mas isso exige menos esforços do que montar um negócio próprio.

Aqui, você adquire uma parte de um negócio que já deu certo e só precisa dar continuidade a ele para crescer de forma sustentável. Ter um norte para a empresa já em um bom caminho percorrido em direção ao sucesso. Nesse caso, as chances de fracassar são mínimas.

4. Taxas de riscos mais baixas

A quantidade de franquias que chegam à falência a cada ano é drasticamente menor em comparação com as organizações abertas por conta própria. Isso acontece porque, quando você adquire uma franquia, recebe um plano de negócios já pronto e bem estruturado.

Além disso, o apoio oferecido nos processos de abertura e continuidade do negócio fazem toda a diferença. Quando se inicia um negócio do zero, todo o caminho a ser trilhado é incerto. O empreendedor precisa fazer diversos planos, bem elaborados e, mesmo assim, não tem nenhuma garantia de que aquilo que foi pensado dará certo na prática.

Já no caso das franquias, já existe um modelo de sucesso. Por isso, os riscos são muito menores. Por essas e outras razões, apostar em uma franquia é um dos investimentos mais seguros que você pode fazer atualmente.

5. Reputação já consagrada

Ao contrário dos proprietários de pequenas e médias empresas, que precisam construir o reconhecimento e a reputação do seu empreendimento, você já conta com uma marca reconhecida no país e/ou fora dele. Isso oferece uma grande vantagem competitiva para o seu negócio se manter sempre à frente da concorrência em seu segmento de atuação.

Quando você escolher o ponto do seu negócio e indicar que abrirá ali uma franquia, os clientes já saberão do que a empresa se trata. Esse detalhe coloca a franquia à frente das outras empresas que abrem sem ter o reconhecimento de mercado.

Além disso, como a franquia já possui uma reputação, não será tão difícil conquistar novos clientes. Muitos deles já virão sabendo exatamente qual é o produto ou serviço que a empresa oferece. Assim, o trabalho diminui, e o franqueado pode focar em oferecer um bom serviço ao cliente para que ele se torne fiel.

6. Ponto de venda e layout da loja

A maioria das franquias já possui uma grande quantidade de clientes fidelizados à marca e exige um layout padronizado para que ela seja reconhecida em qualquer lugar. Assim, tanto o layout como o ponto de venda são escolhidos e estruturados pelo franqueador, com base em uma pesquisa de mercadominuciosa.

Desse modo, você não precisa se responsabilizar totalmente por isso e ainda conta com o apoio de uma equipe que trabalhará com você para maximizar o potencial da sua loja, de acordo com a excelência da marca.

7. Estudo de investimento e cenário financeiro

O cenário financeiro da empresa é um ponto importantíssimo, que todo empreendedor deve elaborar antes de abrir um negócio. Nesse cenário, são expostas situações positivas, negativas e previstas de como a empresa pode se comportar financeiramente.

No caso de uma nova empresa, é difícil ter certeza se o que foi planejado e imaginado vai se aproximar da realidade da organização. Porém, ao se tratar de franquias, os franqueadores conseguem utilizar o histórico das lojas próprias e de outras franquias para montar um cenário financeiro mais próximo da realidade.

Assim, quem optar por investir em uma franquia como o seu primeiro negócio, precisa apenas elaborar um plano financeiro pessoal, pois todos os possíveis cenários já estarão prontos e, provavelmente, de acordo com o que a franquia encontrará.

8. Empréstimo facilitado

Como o índice de falência de uma franquia é bem menor, o risco do empréstimo assumido pelos bancos e financeiras também é reduzido. Dessa forma, conseguir um empréstimo para investir em uma franquia é bem mais fácil do que para quem está começando um negócio próprio.

Além de conseguir um empréstimo de maneira mais fácil, há ainda os benefícios em relação a ele. Um deles pode ser a taxa de juros mais baixa, já que o modelo de negócio oferece uma maior segurança.

9. Redução de custos

Em um modelo de franquia, você pode economizar muito na compra dos materiais e equipamentos necessários para iniciar e manter o negócio. Como os franqueadores gostam de ter suas lojas o mais próximas possível das diretrizes aplicadas, trabalham com fornecedores específicos para oferecer produtos e serviços de qualidade, mas com descontos acima da média.

Os fornecedores que abastecem todas as unidades da franquia, em grande parte das vezes, são os mesmos, até para que possa haver um padrão entre os produtos e serviços oferecidos. Por esse motivo, o volume de compras é alto, o que diminui os custos consideravelmente.

Outra vantagem importante em relação a isso é que o franqueado não perde tempo realizando pesquisas de mercado, já que o franqueador provavelmente já realizou esse trabalho e possui os melhores serviços em relação ao custo/benefício.

10. Independência

Deixamos o melhor para o final. Além de realizar um investimento mais seguro e lucrativo, é bem provável que você esteja buscando o sonho de ser o seu próprio chefe e alcançar a independência financeira. Certo? Quando você abre um negócio de franquia, você tem grande independência, mas não estará sozinho, e essa é a melhor parte!

Embora os franqueadores exijam que você siga o padrão da marca e cumpra algumas regras e orientações, eles estarão mais voltados a guiá-lo para o sucesso e darão certa liberdade para você atuar de forma independente. Você ainda poderá abrir um negócio próprio, se quiser, e investir paralelamente nele. Ou seja, você não fica preso à marca. O grau de liberdade é bem satisfatório.

Olhando para essa lista, você não vê apenas uma série de razões para pensar em investir em uma franquia, mas também alguns dos principais desafios que terá que enfrentar se optar por abrir um negócio por conta própria.

Você terá que pagar taxas que poderiam ser evitadas em um negócio independente, mas, em compensação, reduzirá a perda de dinheiro e os riscos envolvidos com tentativa e erro até descobrir o que dá certo e o que não dá.

Gostou da ideia de investir em uma franquia? Então, assine a nossa newsletter e continue bem informado sobre o assunto.

 

 

 

1 105

One thought on “10 vantagens de investir em uma franquia como primeiro negócio