Administrar uma empresa requer bastante envolvimento e dedicação. Entretanto, é preciso ter em mente que o trabalho não é tudo: um empresário deve estar sempre buscando maneiras de equilibrar vida social e trabalho.

Afinal, para que a empresa vá bem, é essencial que o seu gestor também esteja bem, mental e fisicamente. E, por isso, é muito importante encontrar um tempo para cuidar dos aspectos da vida que vão além do trabalho: atividades de lazer, contato com a família, cuidados com a saúde e muito mais.

Neste artigo, vamos entender quais são os pontos que devem ser sempre lembrados por um empresário em sua rotina, buscando também compreender quais são os riscos do excesso de trabalho.

Se você sente que precisa desacelerar um pouco, essa leitura é para você. Acompanhe!

Aspectos que devem ser considerados para equilibrar vida social e trabalho

Muitas vezes, quando estamos trabalhando intensamente, acabamos nos esquecendo de uma série de questões que são indispensáveis para uma vida equilibrada. Trata-se de aspectos que devem ser observados com atenção e sempre levados em consideração em sua rotina, para garantir o seu bem-estar, saúde e até mesmo um melhor rendimento no trabalho — já que a satisfação pessoal tem forte relação com a motivação e o sucesso.

Vamos avaliar aqui algumas questões que não devem ser esquecidas em sua rotina. Confira:

Lazer

As atividades de lazer são indispensáveis para que qualquer pessoa alcance o equilíbrio. Ter um hobby ajuda a relaxar, mantendo o estresse e a ansiedade longe, e a disposição e o bom humor sempre com você. Além disso, os momentos de lazer são importantes para que a mente se afaste de problemas do trabalho e possa descansar.

A partir desse descanso, o pensamento se torna mais organizado e é possível estar mais concentrado quando se está no trabalho. Em outras palavras, os momentos de lazer são essenciais não só para o relaxamento e descontração, mas também para garantir que os tempos de concentração e trabalho sejam mais bem aproveitados.

Saúde

Um dos maiores riscos do excesso de trabalho é a saúde do profissional ficar comprometida devido à rotina intensa. Com muitos compromissos e tarefas a realizar, a tendência é que ele adie suas consultas médicas e se descuide de hábitos saudáveis. Entretanto, essa não pode ser a realidade. É preciso reservar um tempo para visitar os médicos e fazer exames de rotina e eventuais tratamentos necessários.

Além disso, pequenas atitudes diárias podem fazer toda a diferença para a saúde. Pratique exercícios físicos regularmente, mantenha uma alimentação saudável, durma pelo menos oito horas toda noite e beba muita água. São gestos simples que podem ser determinantes para a sua saúde, não se esqueça!

Família e amigos

Família e amigos são algumas das maiores preciosidades que uma pessoa pode ter. Por isso, é muito importante encontrar um tempo em sua rotina, por mais atribulada que ela seja, para passar momentos com essas pessoas essenciais. Quando estiver com seus amigos e com sua família, concentre-se para estar ali de maneira plena.

Deixe o celular de lado, não fique todo o tempo checando e-mails de trabalho e desfrute da companhia de quem se importa com você. E uma dica: escute sempre quando familiares e amigos disserem que você está trabalhando demais. Esse é o indício fundamental para desacelerar e buscar um equilíbrio maior.

Ócio

Os momentos de ócio são indispensáveis para uma rotina mais equilibrada e saudável. É importante se lembrar de que, nos momentos de descanso da mente, boas ideias podem aparecer. Por isso, permita-se não fazer nada de vez em quando.

Chegar em casa e ficar de pernas para o ar ou desfrutar de uma bela manhã ao ar livre: o que você preferir. Descansar o corpo e a mente é uma atitude fundamental em sua rotina.

Os riscos do excesso de trabalho

Alcançar bons resultados no trabalho demanda engajamento e dedicação do profissional. Mas lembre-se que tudo tem limite e o excesso de trabalho pode ser bastante prejudicial. Se você não consegue se desligar das questões profissionais nem mesmo nos momentos de lazer, vale ficar atento: é possível que esteja criando uma relação nociva com o seu trabalho.

Esforce-se para encontrar um equilíbrio e busque cuidar da sua vida social. Afinal, o excesso de trabalho pode trazer grandes problemas. Acompanhe alguns:

Maior número de erros

Muitas vezes, trabalhar em excesso pode ter um efeito contrário ao esperado. O cansaço e o estresse fazem com que a execução de tarefas, até as mais simples, fique cada vez mais complicada.

Assim, o profissional que tem trabalhado muito mais horas do que deveria pode cometer uma série de erros que vai colocar todas as horas de dedicação a perder. É melhor trabalhar menos, de forma mais eficiente, do que fazer horas e horas extras e não alcançar os resultados desejados.

Depressão

O excesso de trabalho pode ser responsável, também, por deflagrar crises de depressão nos profissionais. Um conjunto de fatores, como ansiedade, estresse, excesso de cobrança e insegurança, pode fazer com que se inicie um quadro de depressão.

As doenças mentais são muito complicadas e, algumas vezes, de difícil tratamento. Assim, é importante evitá-las por meio de várias atitudes — por exemplo, ao equilibrar vida social e trabalho.

Problemas de saúde

O excesso de trabalho pode provocar também outros problemas de saúde, como obesidade, hipertensão, problemas cardíacos, dores musculares, entre tantos outros.

O melhor caminho é nunca se descuidar da saúde, adotando um estilo de vida equilibrado, fundamentado em escolhas responsáveis: na alimentação, no descanso e na prática de atividades físicas.

Crise das relações pessoais

Muitas vezes, os profissionais estão tão envolvidos com os seus trabalhos que acabam deixando de lado as suas relações pessoais. Entretanto, esse é um aspecto que não pode ser negligenciado, já que família, amigos e mesmo colegas de trabalho são fundamentais para uma vida plena.

Assim, é necessário um esforço constante de manutenção de boas relações. Cuide e dê atenção àquelas pessoas que são importantes para você.

Agora que você já sabe da importância de equilibrar vida social e trabalho, está na hora de organizar a sua rotina para conseguir mais tempo para atividade de lazer e descanso, para estar com família e amigos e cuidar da saúde.

Para continuar se informando sobre esse tema tão importante, saiba outras dicas indispensáveis sobre como planejar e conciliar vida pessoal e profissional. Aproveite a leitura e até a próxima!

0 154