Você sabe como fazer escolhas saudáveis durante a alimentação no trabalho? A preocupação com a saúde está em alta! Cada vez mais, aumenta o número de pessoas que se dedicam a cuidar do corpo, fazendo refeições saudáveis e adicionando atividades físicas aos hábitos diários.

Manter essas práticas durante o trabalho, no entanto, é uma tarefa difícil. É comum que as pessoas não levem alimentos e acabem fazendo lanches práticos e rápidos, que muitas vezes não são saudáveis. Além disso, aquele buffet cheio de comidas gostosas e gorduras pode ser tentador na hora do almoço.

Para ajudar você a driblar as opções calóricas e não benéficas a saúde, criamos esse post cheio de dicas especiais. Acompanhe!

Cozinhe o próprio almoço

Cozinhar o próprio almoço e levar em pequenas porções é uma ótima opção para quem quer introduzir uma alimentação saudável à rotina. Grande parte das pessoas não consegue se deslocar até em casa para fazer essa refeição, e por isso acaba indo a restaurantes.

O maior problema é que, diante de tantas opções, é difícil resistir a, pelo menos, um item que não deveria estar no prato. Essa pequena prática diária pode ser a vilã na busca pela alimentação saudável. Além disso, quando a própria pessoa cozinha a comida, ela tem certeza de que está usando ingredientes saudáveis e a quantidade correta de sal ou açúcar.

Faça um cardápio e congele as suas refeições

Devido à rotina corrida, cozinhar todos os dias pode ser impraticável para muitas pessoas, que no fim acabam desistindo de levar as quentinhas para almoçar. A dica então é escolher um dia especial, que pode ser uma vez na semana, ou a cada 10 dias, ou de acordo com a necessidade e capacidade de produção de cada um.

Faça um cardápio para ajudar, e prepare as refeições para congelar. Cozinhando tudo no mesmo dia fica muito mais prático, pois é necessário fazer apenas uma vez cada alimento, e pode-se dividir em pequenos potes para diversas refeições.

Uma panela de arroz, por exemplo, rende muitas porções. Separe de acordo com a quantidade que costuma comer e congele. Não se esqueça de marcar no potinho o que tem dentro, pois, quando a produção estiver pronta e congelada, pode ficar difícil visualizar.

Leve lanches práticos e saudáveis

Além do almoço, é preciso pensar nos lanchinhos! Levá-los é uma boa tática para fugir dos improvisos gordurosos. Existem muitas opções de alimentos e combinações que você pode fazer, por isso liste tudo o que gosta, passe no supermercado e compre previamente, para ter opções todos os dias.

Veja alguns alimentos saudáveis que podem fazer parte do seu lanche:

  • frutas frescas, que podem ser inteiras ou picadas e misturadas;
  • frutas secas, são opções práticas e fáceis de transportar;
  • mix de sementes oleaginosas como castanhas, avelã, nozes e amêndoas;
  • iogurtes naturais;
  • biscoitos integrais;
  • barra de cereal integral;
  • sanduíche natural, de preferência em pão integral.

Coma em intervalos de tempo menores

Fazer pequenas refeições durante o expediente faz com que a quantidade de alimento ingerida seja menor. Além disso, é mais fácil comer lanches leves em espaço de tempo menor, pois muitas vezes a pessoa não está com muita fome.

O grande problema de não comer seguidamente é deixar o corpo com fome, e desejar comer alimentos que não são saudáveis. Por isso, acostume o organismo a receber pequenas porções durante o dia. Confira uma tabelinha:

  • 7h: café da manhã em casa
  • 10h: lanche da manhã
  • 12h30: almoço
  • 15h30: lanche da tarde;
  • 18h: lanche do fim do dia.

O lanche das 18h pode ser mais reforçado, caso após o trabalho a pessoa pratique alguma atividade física. Os horários podem e devem ser definidos de acordo com a rotina de cada um, assim como a quantidade de comida ingerida em cada refeição.

Não vá ao supermercado com fome

Ir ao supermercado, fazer as compras para a semana com fome: erro grave! Andar pelos corredores cheios de alimentos deliciosos e nada saudáveis, quando se está com fome, é a perdição para muitas pessoas. Acaba sendo difícil não pegar, ao menos, um lanche que não deveria estar na dieta. Por isso, acostume-se a ir ao mercado após alguma refeição.

Além disso, comece a visitar mais vezes os corredores dos alimentos orgânicos e naturais. Muitas pessoas passam reto, contudo, eles são excelentes opções para refeições saudáveis, além de terem um sabor delicioso!

Beba muita água

Já que você está mudando suas escolhas e adicionando hábitos que fazem bem para a saúde ao dia a dia, que tal acostumar o organismo com mais um? Beber água é importantíssimo para o funcionamento perfeito do corpo.

É comum, durante a correria do trabalho, que a ingestão de líquido seja simplesmente esquecida. Grande parte dos locais de trabalho possui água disponível em pequenos copos, o que pode dificultar a hidratação.

A dica é ter sempre consigo uma garrafinha de água! Disponha ela de maneira que fique visível e considere repor o líquido, pelo menos quatro vezes ao dia, duas pela manhã e duas à tarde.

No começo pode ser um pouco difícil, mas com o tempo o organismo vai se acostumando e você passa a beber toda a água sem nem notar.

Aprenda a dizer não

Mesmo que você esteja engajado na busca pela alimentação saudável, sempre vai ter algum colega de trabalho para oferecer alimentos deliciosos, mas que não condizem com a nova rotina alimentar.

Nesses casos, é preciso aprender a dizer não! Se possível, adicione a resposta: estou optando por escolhas mais benéficas à saúde, não precisa me oferecer da próxima vez. Aos poucos, as pessoas vão começar a entender, e quem sabe, até entrar nessa junto com você, não é mesmo?

Cuidar da alimentação, além de ser uma ação benéfica para o organismo e para a saúde, resulta em um universo de outras vantagens ao ser humano. A principal delas é o aumento da disposição, além da melhora do humor, da qualidade de vida e da sensação de bem-estar.

Agora que você já aprendeu a escolher alimentos saudáveis, que tal adicionar outro grande benefício à sua rotina? Pratique exercícios físicos e aumente ainda mais a disposição! Se não sabe nem por onde começar, não tem problema! Confere aqui as 6 melhores praticas para melhorar o condicionamento físico e inicie com tudo!

Somar uma alimentação saudável no trabalho com a prática de atividades físicas é sucesso na certa.

3 52

3 thoughts on “Alimentação no trabalho: como fazer escolhas saudáveis

  1. Luiz A.Amorim 11 meses atrás

    eu treino todos os dias e sei da importância da alimentação e também da hidratação, mais nem tudo sabemos, obrigado Tobias

  2. renata 10 meses atrás

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂