Acordar cedo para malhar é um grande desafio para você? Apesar de ser uma maneira viável de começar o dia de uma forma animada e em alto-astral, adiantar o despertador alguns minutos e ir para a academia (ainda mais no frio!) acaba se tornando um drama para muita gente.

O fato é que muitas pessoas enfrentam o dilema de decidir entre malhar antes ou depois do trabalho. O grande problema de treinar após um dia inteiro no escritório é vencer o cansaço e enfrentar o desafio de chegar em casa, trocar de roupa e ir para a academia. Para essas pessoas, trocar os finais de tarde pelas manhãs pode ser uma boa solução, mas existe o problema de acordar cedo.

A boa notícia é que você pode encontrar maneiras de pular da cama que sejam menos traumáticas e possam ajudá-lo a curtir o treino com animação. Por isso, neste post, preparamos 7 dicas para você criar o hábito de acordar cedo para malhar e trazer maior leveza ao seu dia a dia. Aproveite a leitura!

Habitue-se aos novos horários

A primeira providência para acordar cedo de uma forma saudável e sem traumas é se habituar aos novos horários. Isso não vai acontecer de um dia para outro. É preciso que você acostume o corpo aos poucos, até que chegue ao ponto de nem sentir mais que está se levantando naquela hora incômoda.

Com apenas uma semana você já consegue se acostumar aos horários matutinos mais rigorosos. Para isso, faça um planejamento para que, a cada dia, você consiga deitar de 20 a 30 minutos mais cedo, ajustando o despertador na mesma proporção para se levantar.

Assim, a transição fica menos traumática, e você consegue aproveitar mais os benefícios de treinar pela manhã.

Crie o hábito de ir para a cama mais cedo

De acordo com especialistas, o ideal para o ser humano é manter uma rotina que lhe permita dormir entre 7 e 8 horas por noite. Ou seja, se você pretende acordar mais cedo, vai precisar dormir mais cedo.

Se você tem dificuldades para se desligar, comece a prestar atenção no seu próprio comportamento. O momento de ir para a cama deve ser precedido de atividades que ofereçam baixo estímulo ao cérebro.

Portanto, o primeiro passo é desligar o smartphone. Além da distração que ele causa, a luz direta faz com que o seu cérebro não consiga distinguir a noite do dia e, com isso, o sono não vem. O ideal é ir para a cama com um bom livro, ajustar o foco de luz para ler as páginas de modo confortável e curtir a leitura. Com isso seu corpo vai relaxando e rapidamente você já estará pronto para dormir.

Alimente-se com moderação à noite

Comer coisas saudáveis faz bem tanto para o corpo quanto para o sono. Por isso, antes de ir se deitar, nada de encarar aquele prato enorme cheio de carboidratos!

Algumas pessoas têm muita fome à noite, e isso pode ser um problema se você planeja comer pouco antes de dormir. A solução é não deixar o apetite se acumular até tarde e ir se alimentando durante o dia, aos poucos.

Assim, à noite, você estará com uma fome moderada, poderá fazer um lanche leve que vai ajudá-lo a ter um sono menos agitado.

E nem pense em consumir produtos à base de cafeína nesse horário, a não ser que você queira passar a noite em claro. E aí, adeus academia de manhã!

Acorde com música

Agora que você já cuidou da hora de deitar, chegou o momento de pensar em como se levantar. E não existe maneira melhor do que pular da cama ao som de uma música bem animada, que deixe você com vontade de ir malhar.

Se você usa o celular como despertador, selecione sons diferentes a cada dia, mas escolha músicas que possam fazê-lo se sentir estimulado a ir para o treino com animação total. Caso seja daqueles que prefere os velhos rádio relógio, o ideal é sintonizar uma estação que siga essa mesma linha.

Uma dica importante é deixar o despertador bem longe da sua cama, para que você tenha que se levantar para desligá-lo. Se deixá-lo na cabeceira, corre o risco de bater a mão na função soneca e a acabar não conseguindo acordar.

Deixe as roupas e materiais separados

Se você for se levantar e ainda precisar preparar tudo o que precisa para treinar, a preguiça pode bater. Por isso, organize o seu dia seguinte antes de ir se deitar.

Deixe todas as roupas separadas, junto com o tênis, já perto da porta de saída. O mesmo vale para os materiais que eventualmente você leva para a academia, como luvas, garrafinhas de água etc.

Assim, você traz praticidade para o momento de sair e consegue otimizar as suas manhãs para não perder tempo.

Tenha cuidado com as recaídas

O primeiro mês acordando cedo para treinar é o mais difícil, mesmo que você siga todas as dicas dadas até aqui. Isso vale principalmente para quem está começando a treinar agora, já que os resultados da malhação não são instantâneos.

Mas não desanime! Se você conseguir vencer os primeiros 30 dias, logo vai começar a perceber os efeitos positivos dos treinos pela manhã tanto no seu corpo quanto na sua rotina diária. Em pouco tempo você estará tão habituado a malhar cedo que não conseguirá mais se acostumar com os treinos no fim da tarde. Basta ter um pouco de persistência.

Encontre uma companhia para malhar

Caso você tenha utilizado todas essas dicas e mesmo assim não esteja conseguindo se habituar ao treino pela manhã, que tal encontrar uma companhia? A parceria para o treino é muito importante e faz com que as duas pessoas somem esforços para alcançar seus objetivos.

Se não encontrar nenhum amigo disposto a enfrentar o frio das manhãs, na própria academia você pode conhecer pessoas que estejam na mesma situação que você. Daí é só deixar que a parceria se encarregue de ajudar nos objetivos!

E aí? Animado para acordar cedo para malhar? Está nas suas mãos transformar a sua rotina e deixar o seu dia muito mais leve e saudável! Se quiser ter acesso a mais dicas como essas, siga nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

0 525