empresa crescer

Como fazer uma empresa crescer de forma saudável?

Conseguiu tirar a sua academia do papel, mas agora se deparou com o desafio de fazer com que a organização cresça de forma rentável e segura? Fato é que para expandir o negócio é preciso ter muita cautela, pois um passo em falso pode ser o suficiente para levá-lo à falência. Por isso trouxemos aqui os principais fatores fazem uma empresa crescer

Em contrapartida, um planejamento bem estruturado é capaz de colocá-lo em um patamar mais elevado, garantindo a consolidação do negócio de maneira consistente e saudável. Isto é: mantendo as contas no azul.

Gostou da premissa e quer saber como fazer a empresa crescer, evitando erros ou percalços que podem ser fatais? Confira o conteúdo a seguir!

Realize um planejamento financeiro

Acredite: essa é uma das etapas cruciais no processo de expansão de qualquer negócio. Afinal, com as taxas e juros abusivos do mercado, ficar no vermelho pode gerar um cenário catastrófico, em que todas as suas finanças serão utilizadas para cobrir multas.

Por isso, antes de pensar em abrir uma nova loja ou ampliar a unidade, faça um plano financeiro minucioso. Para começar, verifique qual é o valor necessário para que essa operação aconteça.

Com o orçamento em mãos, analise a viabilidade de colocar as ações pretendidas em prática. Não se esqueça, nesse aspecto, de verificar as despesas — fixas e variáveis — que serão geradas com a ampliação do negócio.

Lembre-se de que a elaboração adequada do planejamento é fundamental para que o projeto tenha êxito.

Pesquise as necessidades dos consumidores

Outro ponto importante nesse processo é entender as reais necessidades do seu público. Afinal, de nada adianta ampliar o negócio oferecendo para o cliente tudo aquilo que os seus concorrentes já possuem, certo?

Nesse contexto, faça uma pesquisa de mercado e verifique quais suas as novidades da área, apresentando produtos e serviços exclusivos. Saia da zona de conforto e busque por inovações. A tecnologia pode ser uma forte aliada, contribuindo com o desenvolvimento da empresa como um todo.

Não se esqueça de que boas ideias podem ser a diferença entre um negócio mediano e um de destaque. Por isso, faça o dever de casa e busque por alternativas capazes de revolucionar a sua empresa.

Mantenha a qualidade

Um erro comum, entretanto gravíssimo, é deixar a qualidade dos produtos e serviços prestados diminuir. Às vezes, na ânsia de crescer logo, o empresário acaba trocando os pés pelas mãos, não conseguindo manter a excelência de sempre.

Quer um exemplo mais claro? Suponha que você é o proprietário de uma academia que sempre foi referência. Contudo, depois que você abriu outra unidade, surgem com certa frequência algumas reclamações.

Os clientes alegam que o personal e a equipe do atendimento, em geral, não são qualificados. Além do mais, citam que os aparelhos estragam constantemente. O  resultado, como se pode imaginar, é desastroso. Afinal, o cliente — independentemente da área — quer ter uma experiência única, em que se sinta realmente valorizado.

A partir do momento em que ele se depara com um negócio de qualidade duvidosa, existe grande chance de ele se decepcionar e abandonar aquela empresa. E não à toa, não é mesmo? Até porque ninguém gosta de ter a sensação de que está desperdiçando dinheiro. Por isso, certifique-se de que é possível manter a essência do seu empreendimento, priorizando pelo alto nível nos mais diversos setores, isso, sem dúvida fará sua empresa crescer.

Aposte em um modelo rentável

O empreendedor que visa ampliar os seus horizontes, ou melhor, a sua empresa, deve levar em consideração o modelo do negócio. Verifique, nesse aspecto, que as metodologias adotadas são, de fato, efetivas.

Aprimore os processos e otimize o tempo, garantido que a empresa produza o máximo com o menor valor possível. O resultado será totalmente benéfico para a organização, que conseguirá exercer preços competitivos.

Além do mais, analise quais gastos são supérfluos e que podem ser eliminados. Essa estratégia deixará os custos operacionais financeiramente mais viáveis, tornando o negócio ainda mais rentável — o que significa aumento dos lucros.

Ofereça um diferencial competitivo

Outro ponto que ajuda, e muito, a empresa a crescer é encontrar uma vantagem competitiva que vai destacá-la das demais. Não existe uma fórmula mágica ou regra. Afinal, cada negócio possui uma característica singular que faz com que ele seja único perante aos olhos do cliente.

Vale desde um atendimento personalizado até mesmo oferecer um mimo especial. Não precisa ser nada caro. Pelo contrário: uma lembrança simbólica terá o mesmo efeito. O importante aqui é fazer com que o cliente crie laços reais com a organização, tornando-se fiel e, claro, indicando-a aos amigos e conhecidos.

Para criar um diferencial competitivo, pense em algo que dificilmente poderá ser copiado pelos concorrentes. Assim, sua empresa será sempre referência.

Prepare a sua equipe

Não há dúvidas que o capital humano tem um valor inestimável dentro de empresa — até porque os colaboradores estão ligados, mesmo que indiretamente, ao sucesso do negócio. Logo, é importante treinar bem sua equipe, tornando-a apta a atender as diversas demandas do público.

Mas não para por aí. Ao expandir um negócio, é preciso manter um padrão entre os colaboradores. De nada adianta uma empresa ter apenas alguns funcionários altamente capacitados enquanto outros não possuem o menor preparo.

O ideal aqui é que todos estejam no mesmo nível, oferecendo um serviço diferenciado. Para isso, é preciso realizar regularmente alguns treinamentos, capazes de aperfeiçoar as habilidades do time de efetivos.

Faça investimento em marketing

Já dizia o ditado que “quem não é visto, não é lembrado”. No mundo dos negócios não é diferente. A empresa precisa encontrar formas efetivas para se tornar conhecida no mercado, fator que vai ajudar a aumentar as vendas e, consequentemente, a empresa crescer.

É aí que entra a importância do marketing. Elaborando ações que dialogam diretamente com o público-alvo será mais fácil ampliar o alcance da marca, gerando um cenário favorável para a empresa.

Pode apostar: colocando em prática essas sugestões, você alçará voos mais altos e com a devida segurança. Agora que já sabe como fazer a empresa crescer, permaneça no blog para aprender como criar um fluxo de caixa! Afinal, manter a vida financeira do empreendimento saudável é fundamental para o sucesso.

1 77

One thought on “Como fazer uma empresa crescer de forma saudável?