Você tem uma vida saudável, come os alimentos corretos e faz exercícios físicos. De vez em quando, dá aquela escorregadinha, afinal de contas, ninguém é de ferro. A dúvida é: será que o dia do lixo atrapalha a sua dieta?

A ideia desse dia é comer o que quiser, sem se preocupar com calorias, gorduras, nutrientes etc. Ele faz parte de diversas dietas conhecidas, como a Slow Carb e Dukan. Porém, muita gente ainda tem dúvidas sobre a eficácia desse mecanismo de compensação.

No post de hoje, vamos mostrar se é possível ou não adotar o day off, como também é chamado, na sua dieta. Além disso, apresentaremos quando é viável usar essa estratégia e o que fazer para não colocar tudo a perder.

Vamos lá?

O que é o dia do lixo?

A ideia desse dia é poder comer o que quiser, na quantidade que desejar. O praticante de atividades físicas que segue a dieta pode consumir alimentos gordurosos, doces, açúcares e qualquer alimento prejudicial ao organismo.

Muitos atletas e praticantes de exercícios físicos adotam o day off. A justificativa é a impossibilidade de manter uma dieta para sempre. Esse dia, então, serve para tirar a vontade de comer determinados alimentos proibidos durante a semana.

Especialistas que aprovam essa tática afirmam que esse dia aumenta as chances de sucesso na dieta e melhora o metabolismo. Isso ocorre porque essa é uma forma de satisfazer os desejos e se preparar para um novo período de abstinência.

Qual é a diferença para o cheat meal?

Saiba que também existe o cheat meal. A ideia é igual a do day off, a diferença é que você consome apenas uma refeição livre, não o dia todo. A prática é exatamente a mesma: você pode comer o que quiser, na quantidade que preferir.

Os benefícios causados para o organismo são os mesmos. A diferença principal é que você não passa o dia todo comendo demais e errado. Você faz isso somente em uma refeição do dia.

O dia do lixo funciona?

A resposta a essa pergunta é complexa. A princípio, o day off é uma recompensa. Porém, em dietas muito restritivas, ele se torna uma maneira de otimizar seu desempenho. Quer entender por quê? Vamos explicar biológica e quimicamente o que ocorre no organismo.

Quando você impõe a si mesmo um período de restrição alimentar, a quantidade de leptina produzida pelo organismo é menor. Essa substância é um hormônio fabricado nas células do tecido adiposo e seus níveis informam ao cérebro sobre o total de energia acumulada, o que ajuda a regular o apetite e a capacidade do organismo de armazenar gordura.

A leptina também auxilia no controle da tireoide, fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a capacidade de emagrecimento. A queda dessa substância ocasiona a diminuição de outros dois hormônios, o T3 e o T4, que são produzidos pela glândula tireoideana.

Ou seja, um período muito grande de restrição faz com que o cérebro entenda que, devido aos níveis baixos de leptina, o organismo precisa reter energia, ou seja, gordura. O metabolismo é desacelerado a fim de economizar o máximo possível de gasto calórico.

Por outro lado, a ingestão de mais calorias sinaliza que o corpo deve gastar o excedente — situação que auxilia o bom funcionamento do metabolismo. Essa estratégia do day off, portanto, é uma forma de enganar o cérebro e enviar o sinal que ele precisa para consumir as reservas.

O dia do lixo atrapalha a dieta?

Se for realizado de maneira adequada, não há prejuízos para a dieta. Na verdade, a prática do day off ou do cheat meal traz algumas vantagens, como:

  • melhoria na regulação dos hormônios tireoideanos: o deficit calórico reduz a produção de T3 e T4, que regulam o metabolismo. A ingestão de mais calorias em um dia específico ajuda a aumentar a secreção hormonal;
  • elevação do gasto calórico no período de 24 horas: o superávit calórico proporcionado pelo day off e pelo cheat meal eleva a taxa metabólica basal em quase 10%. Isso significa que o seu corpo gasta mais para executar as funções vitais do organismo;
  • aumento na circulação da leptina: isso gera uma elevação da termogênese, ou seja, da queima de gordura.

A questão toda passa por como executar essa estratégia sem causar malefícios ao organismo. Para ajudá-lo, nós trazemos algumas dicas a seguir:

  • evite comer demais. Pode ingerir o que quiser e na quantidade que desejar, mas sem exageros. Portanto, não fique estufado;
  • compre as comidas que vai ingerir no day off somente quando a data chegar. Se sobrar algo para o dia seguinte, jogue fora ou dê o restante para alguém. Essa recomendação é para evitar outros deslizes que vão prejudicar os resultados;
  • coma somente o que gosta. Pode ser bem “lixo” mesmo (como um fast food), mas não se obrigue a consumir o que não gosta ou não deseja. O segredo dessa refeição é se alimentar com uma quantidade maior de carboidratos e calorias;
  • coma sem culpa. De nada adianta comer e ficar contando calorias ou se preocupando com os resultados. Lembre-se de que esse dia é estratégico e vai ajudá-lo na sua caminhada.

Para quem o dia do lixo é recomendado?

O day off ou o cheat meal pode ser realizado por qualquer pessoa, mas a recomendação é que seja adotado somente por pessoas que estão em restrição calórica e seguem a dieta direitinho. Ou seja, essa prática não é indicada se você eventualmente come um docinho após o almoço ou acaba comendo um fast food por falta de tempo.

O ideal é adotar essa prática uma vez na semana, escolhendo um momento específico para comer o que quiser. Portanto, mesmo que opte pelo day off (e não pelo cheat meal), você deve selecionar momentos pontuais para consumir alimentos a mais.

O recomendado é ingerir de 500 kcal a 1000 kcal extras. Opte pelos carboidratos e deixe as proteínas de lado nesse momento, para posteriormente intensificar a elevação da massa magra.

Por fim, lembre-se de que o ideal é fazer uma reeducação alimentar, porque as dietas têm um efeito de curto prazo. O day off é um recurso a ser usado para situações específicas. Porém, o ideal para resultados de longo prazo é ter uma verdadeira mudança de vida.

Gostou de entender melhor sobre o dia do lixo, seus efeitos, consequências e benefícios? Aproveite para ter acesso a mais conteúdos como esse curtindo nossa página no Facebook.

0 44