Empreender em um mercado cada vez mais competitivo demanda envolvimento e muito trabalho. E para que isso aconteça, é necessário que o empreendedor se sinta motivado e preparado para todos os desafios. Mas nem sempre é fácil descobrir como ter automotivação.

Neste artigo vamos analisar e buscar compreender a importância desse conceito, mostrando algumas práticas que podem ajudar os empreendedores a se manterem sempre ativos, dispostos a realizarem as suas tarefas e, assim, alcançarem os seus objetivos.

Com a rotina corrida que vivemos atualmente é normal que, muitas vezes, nos sintamos exaustos, sem o pique necessário para fazer tudo aquilo que deve ser feito. Porém, com algumas mudanças no estilo de vida e mesmo na forma de encarar o dia a dia, é possível se sentir mais motivado e disposto.

Acompanhe a leitura e entenda como se tornar cada vez mais estimulado, o que só vai trazer bons resultados, tanto para a sua vida pessoal quanto para o aspecto profissional!

Entenda o seu ritmo

O autoconhecimento tem tudo a ver com automotivação. Para se sentir disposto, produtivo e capaz, é preciso observar qual é o ritmo do seu corpo, ou seja, em quais momentos a sua mente funciona melhor, quando você está mais atento, focado e disponível.

Dessa forma, comece a observar a sua rotina de trabalho, buscando reconhecer aqueles momentos em que se sente mais incentivado e produtivo. Tente encontrar um padrão que esteja relacionado a esses comportamentos, entenda se tem a ver com horário, com dia da semana, ou com qualquer outra característica dos seus hábitos.

E passe a reservar esses momentos para as suas tarefas mais complexas, garantindo que serão realizadas adequadamente, justamente quando você estiver em sua melhor forma.

Da mesma maneira, busque respeitar aqueles momentos mais críticos. De vez em quando dê uma pausa, descanse a cabeça e lembre-se que isso também é importante para o sucesso.

Mexa o seu corpo

Não se esqueça que a vida não é só trabalho. É preciso cuidar da saúde, das relações pessoais, ter momentos de lazer. Afinal, você só consegue realizar seus afazeres quando se sente feliz, não é mesmo?

Um ótimo começo é a prática de exercícios físicos. Além de fazer bem para a saúde, ela é fundamental para reduzir os níveis de estresse, melhorar a qualidade do sono e liberar endorfina, que vai fazer você se sentir muito melhor.

Por isso, reserve um tempo na sua rotina para mexer o corpo. Descubra quais são as atividades que você mais gosta e encontre um tempo para elas. Pode ser correr, jogar futebol, praticar squash, ou qualquer outra coisa que estimule boas sensações.

Comemore as pequenas vitórias

Manter a automotivação tem tudo a ver com se sentir capaz, satisfeito e em buscas dos objetivos. E sendo assim, é fundamental comemorar as vitórias que fazem parte da rotina de um empreendedor.

Lembre-se que o sucesso é feito de pequenas conquistas e, mesmo que você ainda não tenha chegado onde deseja, está no caminho certo.

Assim, não deixe de celebrar quando alguma coisa der certo. Pode ser um contrato de aluguel, uma boa contratação, a chegada de um cliente importante. Se apoie nesses resultados para se manter cada vez mais envolvido e motivado e tenha certeza de que, antes do que espera, você e sua empresa vão alcançar um novo patamar!

Tenha disciplina

Para ser um empreendedor motivado é preciso foco e disciplina. Começar e manter um negócio requer bastante envolvimento, dedicação e trabalho, e por isso é preciso ter disciplina constantemente, para que seus objetivos não se percam.

Trace uma rotina detalhada, determine como vai ser a sua atuação, reserve momentos no seu dia a dia para as atividades de lazer e descanso. A partir de então, mantenha-se fiel ao seu plano e tenha em mente que a cada vez que você descumprir o que combinou consigo mesmo, vai se sentir impelido a fazer isso outra vez – a tendência é que nos tornemos cada vez mais tolerantes com as nossas faltas. É justamente por isso que a disciplina é tão importante.

Defina as suas metas

Todo empreendedor deve saber onde quer chegar. Para ter uma rotina produtiva e conseguir se manter sempre motivado, é indispensável traçar metas, de curto, médio e longo prazo.

Antes de começar qualquer negócio, reserve um tempo para pensar sobre os seus objetivos, pessoais e profissionais, para que seja possível determinar como aquela atividade vai te ajudar a chegar lá.

Acompanhe sempre o seu propósito para corrigir a trajetória, dessa maneira, você vai conseguir diagnosticar o que funciona e o que precisa melhorar. E, sem dúvidas, isso é essencial para a sua automotivação.

Aprenda com os erros

Se automotivar não é se convencer de que você nunca vai errar. Pelo contrário, tem a ver com a percepção de que os erros são inevitáveis, mas que podem ser uma ótima fonte de aprendizado.

Ao assumir um desafio, tenha em mente que você vai precisar enfrentar alguns problemas, obstáculos e erros no percurso. O mais importante é estar preparado para mudar, melhorar e aprender com esses erros. Esteja sempre aberto para buscar novas soluções, para conversar com outras pessoas e para entender como realizar o seu trabalho de uma forma mais eficiente e produtiva.

Nunca pare de se desenvolver

A automotivação está relacionada à segurança do profissional. Quando você conhece as suas habilidades e se sente preparado para realizar um trabalho, é muito mais fácil sentir-se, também, mais motivado.

Por isso, invista sempre em seu crescimento profissional. Estude, participe de treinamentos, mantenha-se informado sobre aquilo que é importante em sua área de atuação. Com isso, você vai estar muito mais seguro para atuar, o que vai impactar na sua produtividade e motivação.

Agora que você já sabe como ter automotivação, reavalie a sua rotina e observe como pequenas mudanças podem impactar nos seus resultados. Lembre-se que chegar mais longe e conseguir aquilo que sempre sonhou depende principalmente de você!

E para entender como fazer uma melhor gestão do seu tempo, leia também o nosso artigo com dicas preciosas. Boa leitura!

0 10