Qual o segredo de uma franquia de sucesso? Muitos empreendedores se perguntam isso e a resposta está exatamente na postura com a qual o franqueado conduz sua unidade. Afinal, se o franqueador oferece as mesmas condições a todos, um dos fatores que mais diferencia uma unidade de outra é a sua gestão.

Se você sonha em ser dono do próprio negócio e estuda a possibilidade de empreender no segmento de franquias, acompanhe a partir de agora alguns dos erros que você deve evitar para conquistar a estabilidade financeira e uma unidade de sucesso!

1. Fugir dos padrões de qualidade preestabelecidos

Um dos maiores diferenciais de uma franquia é a padronização de um serviço/produto. O consumidor sabe que estará adquirindo e consumindo algo exatamente igual em qualquer lugar do país que se encontrar instalada a franquia.

Sendo assim, não respeitar esse padrão de qualidade é um erro que pode ser fatal para sua unidade, gerando inúmeros problemas para a rede, como a perda de credibilidade. Afinal, se o cliente confia na marca e chega até a sua unidade exatamente por isso, encontrando algo abaixo do esperado e conhecido, certamente se sentirá enganado.

Desse modo, procure gerir sua franquia se atentando ao padrão de qualidade que a rede exige. Entenda que isso é preponderante para o seu sucesso e de toda a cadeia de franqueados, sendo a base de sustentação de sua clientela.

2. Não empreender dentro da franquia

Muitas pessoas acabam apostando no mercado de franquias por acreditarem que esse é negócio pronto e que não demanda muitos esforços do franqueado. Obviamente, o segmento possui grandes vantagens, no entanto, assim como em qualquer empresa, exige muito empenho de seu gestor.

Em um país com tamanha extensão territorial, cada unidade franqueada vive uma realidade diferente e seu gestor deve ter espírito empreendedor para se adaptar às exigências de seu público-alvo. Afinal, a franquia não é imune a riscos, ela precisa do empenho e dedicação do franqueado para conseguir crescer e se estabelecer no mercado.

Por isso, procure ser ativo e presente no dia a dia do estabelecimento, converse com funcionários, fique atento aos resultados e procure formas de conquistar mais clientes.

3. Escolher uma franquia incompatível com seu perfil

Você pode não saber, mas uma das premissas para se conquistar uma franquia de sucesso é apostar em algo que se adeque ao seu perfil. Encontrar a franquia ideal, envolve se conhecer muito bem, avaliar sua disposição para participar da administração e descobrir com o que gostaria de trabalhar.

Mesmo não precisando ser especialista no ramo de atuação, é importante que o empreendedor tenha afinidade com a atividade, pois ele irá atuar diariamente com isso. Escolher um ramo pensando apenas nas perspectivas financeiras é um erro que pode acarretar um baixo rendimento e dificuldades de gestão para o franqueado.

4. Não compreender a importância do atendimento em uma franquia de sucesso

Ter um bom atendimento é essencial em qualquer atividade empresarial e não poderia ser diferente no universo das franquias. Afinal, se o cliente não é bem atendido, provavelmente não voltará ao seu estabelecimento, acarretando perda nas vendas.

Se você quer fidelizar clientes e conquistar uma franquia de sucesso, precisa investir em atendimento. Como o consumidor está cada dia mais exigente, é necessário dar a ele um atendimento de excelência, primando por seu bem-estar e satisfação.

Portanto, fique atento às atitudes de seus funcionários e acompanhe de perto como tem sido a resposta de seus clientes ao atendimento recebido. Procure fazer pesquisas de satisfação e conversar diretamente com eles, além de exercitar suas habilidades de observação.

5. Não escolher adequadamente o ponto comercial

A escolha do ponto comercial é pautada em muito estudo e análise de inúmeros fatores. Muitas vezes, o empreendedor encontra dificuldades ou até mesmo desconhece as premissas que devem ser observadas durante essa escolha e isso pode afetar o bom funcionamento do negócio.

Portanto, antes de abrir uma franquia, procure fazer uma pesquisa de mercado e uma análise minuciosa do local escolhido, avaliando questões como visibilidade, localização, preço do aluguel, tamanho do ponto e acessibilidade.

6. Realizar uma gestão de pessoas ineficiente

Uma das grandes responsabilidades de um franqueado é gerir e comandar sua equipe de trabalho, mantendo-os capacitados e motivados a trabalhar em prol do negócio. Nós sabemos que essa tarefa não é tão simples e, exatamente por isso, demanda um certo preparo do empreendedor.

Uma gestão de pessoas ineficiente pode levar o negócio à falência, pois afeta diretamente o clima organizacional e o atendimento ao cliente. Por isso, é muito importante aperfeiçoar seus conhecimentos em seleção, recrutamento e retenção de talentos, além de implantar um sistema de avaliação de desempenho dos funcionários.

Além disso, sistemas de recompensa e reconhecimento pelo bom trabalho prestado é uma forma muito eficiente de manter seus funcionários motivados, trabalhando sempre em busca de superar suas metas pessoais e conquistar bons resultados para a franquia.

7. Não ter capital de giro suficiente

Um dos fatores que mais contribuem para o fechamento de empresas por todo o país é a falta de capital de giro suficiente para assegurar o seu funcionamento. Esse erro decorre de um planejamento mal feito e é extremamente sério.

Não levar em consideração gastos com água, luz, funcionários, marketing e estoque pode ser fatal para o negócio. Assim, todos esses valores precisam ser devidamente avaliados e ponderados pelo empreendedor ao escolher uma franquia para investir.

Portanto, você deve realizar um plano de ação de englobe todos os custos para colocar a franquia em funcionamento, contemplando não apenas o investimento inicial, como todos os custos operacionais.

Chegamos ao fim do post de hoje e como você viu, conquistar uma franquia de sucesso exige muita atenção e empenho do empreendedor. Evitar o cometimento desses erros é fundamental para se obter sucesso, pois apesar de ser um investimento mais seguro, uma franquia também enfrenta os mesmos desafios do mercado para se manter em funcionamento. Portanto, comece a colocar em prática tudo o que você aprendeu hoje e conquiste uma unidade rentável e promissora.

Gostou do conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro de nossas postagens!

0 14