As melhores músicas para treinar não necessariamente são as mais agitadas; cada pessoa tem um gosto musical, na maior parte das vezes baseado em memórias e emoções. Diversas pesquisas na área de saúde afirmam que essa união entre música e treino é praticamente um casamento, onde um não pode viver sem o outro, pois os benefícios são muitos: ajuda a distrair da dor e fadiga sentidas durante o exercício, eleva o bom humor, a resistência, reduz o esforço percebido e pode até mesmo potencializar o metabolismo.

A identificação musical está associada primeiramente às letras, seguida pelas melodias, que por sua vez são compostas pelo tempo, medido em batidas. De acordo com psicologistas, as pessoas em geral têm tendência em preferir músicas com 120 batidas por minuto (bpm), tanto é que a maior parte das canções produzidas entre 1960 e 1990 tinha essa característica.

Para atividades de alta intensidade, como corrida e o próprio treinamento funcional, músicas de 160 bpm são as mais ouvidas – como dance e eletrônico -, mas também há quem goste de treinar com rap nos fones de ouvido, já que o ritmo possui batida cadenciada, sobreposta em uma melodia relativamente suave, o que vai de encontro à repetição dos exercícios.

Então, diante de tantas opções, resolvemos ajudar na escolha musical do seu treino e montamos essa playlist maaara, confira!

0 14