Com as baixas temperaturas, vem aquela vontade de ficar embaixo da coberta, curtindo um bom filme. Aqui a preguiça se torna uma aliada constante. Afinal, o tempo é propício para aproveitar o conforto do lar. Nesse momento, vencer o desânimo parece uma missão quase impossível.

A prática de exercícios físicos e até mesmo a realização de esportes é substituída gradualmente por horas a mais na cama. Pode parecer uma troca e tanto, mas saiba que essa atitude, a longo prazo, prejudicará sua saúde e atrapalhará a sua busca por um estilo de vida mais equilibrado.

Por isso, hoje reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo a ter disposição para malhar no inverno, mantendo assim a sua programação habitual. Confira as sugestões abaixo e obtenha resultados expressivos.

1. Estabeleça planos futuros

Se você quer estar em forma para fazer uma viagem no final do ano, por exemplo, é preciso começar a se preparar desde agora. Afinal, para conquistar o corpo desejado é fundamental elaborar um cronograma de atividades bem estruturado, levando em consideração que a perda de peso é um processo gradual — que não acontece da noite para o dia.

Então, nada melhor do que definir planos futuros para ter uma dose extra de motivação, ajudando a superar a preguiça que surge nos dias mais frios. Vale destacar que é essencial estabelecer um plano realista. Isto é: que seja possível alcança-lo no período estipulado.

2. Use o frio a seu favor

Sabia que no frio é possível aumentar a queima de calorias em até 30%? É isso mesmo! Com as baixas temperaturas, o gasto calórico é acelerado. O motivo é simples: o corpo necessita de mais energia para manter-se aquecido. Tal característica torna o metabolismo mais rápido, o que influencia diretamente na perda de gordura.

Aquele treinamento que você já está habituado a fazer nos demais dias, agora, será ainda mais eficiente. Então, nada melhor do que mantê-lo na agenda para conseguir eliminar de vez aqueles indesejados quilos.

3. Chame os amigos para malhar no inverno

Ter uma companhia para realizar os exercícios é uma excelente estratégia para não perder o focos e continuar levando a sério o projeto de se exercitar diariamente.

Com a presença de amigos, toda atividade fica mais divertida e prazerosa. Especificamente em relação aos exercícios físicos, um dará ao outro o suporte necessário para não deixar a peteca cair.

Dessa forma, vocês terão mais estímulo para ir à academia — seja para fazer musculação ou treino funcional — ou ainda realizar atividades ao ar livre. Portanto, combine antecipadamente com o colega qual será a programação da semana.

4. Prefira atividades aeróbicas

Um dos fatores que desanimam as pessoas a praticar exercícios nas temperaturas mais baixas é que o corpo, dependendo da atividade, não se mantém aquecido. Assim, terminar o treino e ir pra casa tomar um banho para relaxar, se torna um verdadeiro pesadelo, pois você provavelmente estará com muito frio.

O quadro muda quando se acrescenta no cronograma a prática de atividades aeróbicas. Conhecida por exigir mais esforços, tais exercícios são capazes de aquecer o corpo mais rápido e proporcionar a sensação de calor. Ou seja: o seu corpo ficará quentinho até você tomar uma ducha e colocar aquele pijama confortado.

O indicado, nesse aspecto, é apostar nas seguintes atividades: ginástica, dança, treino em circuito, lutas e outros. O importante é encontrar uma modalidade que faça seu estilo, facilitando a missão de malhar no inverno. É importante ressaltar que essas atividades movimentam mais o corpo e são mais animadas, o que por si só já é uma grande vantagem.

5. Aposte no sistema de recompensas

Um recurso simples e efetivo que ajudará a manter o foco para ir à academia é adotar o sistema de recompensa. Ele funciona da seguinte forma: ao conseguir cumprir a meta estabelecida, você poderá se dar um presente.

Não precisa ser nada extravagante. Vale desde tirar um dia para ir ao cinema ou ainda fazer aquele passeio que estava com vontade a dias. Existe a possibilidade ainda de adquirir um acessório ou simplesmente tirar um dia inteiro de folga (de preferência aos finais de semana).

Por isso, defina a sua meta — seja ela não falhar na academia durante todo o mês ou até mesmo eliminar alguns quilos — e certifique-se de seguir à risca o planejamento. Ao conquistar o objetivo, você poderá se dar ao luxo de realizar uma atividade diferente ou comprar algo que deseja.

6. Tenha consciência dos seus hábitos alimentares

Como já dito, nas baixas temperaturas, o corpo gasta mais energia, o que facilita o emagrecimento. Mas, em contrapartida, é normal ingerimos mais calorias — até por que as comidas típicas da estação são altamente calóricas. Quentão, risoto, fondue, caldos, canjica e chocolate quente: são várias as tentações.

Entretanto, você deve saber resistir. Afinal, de nada adianta passar horas treinando, mas não cuidar da alimentação. E quando ultrapassar o limite, use o peso na consciência por ter comido demais como fonte de motivação.

Claro que o ideal é saber se controlar, equilibrando a alimentação com a prática de exercícios físicos, mas assim que perceber que houve um excesso, seja determinado e tenha mais força para encarar a malhação.

7. Defina bem os horários

Para alguns, levantar cedo é um verdadeiro sacrifício, ainda mais durante o inverno. Enquanto outros gostam de ter a noite totalmente livre, usando o período para descansar e relaxar. Essa é uma questão que varia de pessoa para pessoa. Então, você deve encontrar o horário em que é mais produtivo e, claro, que se sinta mais à vontade para malhar.

Pode ser o período diurno, matutino ou noturno. Não existe uma regra. O fundamental é encontrar um momento em que você se sinta mais disposto. O que não pode é usar constantemente o frio como justificativa para faltar.

Malhar no inverno realmente é uma tarefa complicada, que exige muito comprometimento e força de vontade. Mas nada que não possa ser superado. Basta ter em mente os benefícios que você terá ao manter a prática de atividades físicas na rotina.

Gostou do conteúdo e quer receber outras dicas de como turbinar os treinos? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de informações e tendências do universo fitness!

0 112