Não são raros os casos em que as pessoas querem ter uma vida mais saudável, buscando inclusive uma alimentação mais equilibrada, mas falham na tentativa. Um dos motivos é a dificuldade em seguir à risca o planejamento, além da cobrança excessiva por resultados perfeitos.

Saiba, de uma vez por todas, que é possível, sim, tornar esse processo mais simples. O segredo está em como você leva a primeira semana da dieta. Afinal, esse período é crucial para conseguir êxito em toda a trajetória.

Para não errar, verifique como se adaptar melhor nos dias iniciais. Acompanhe:

1. Tenha consciência da situação

O primeiro passo para conquistar o corpo dos sonhos e, claro, melhorar a sua saúde, é você mesmo chegar à conclusão que precisa rever os seus hábitos, principalmente em relação à alimentação.

Por mais que as pessoas próximas falem que é necessário fazer uma reeducação alimentar, é fundamental que você reconheça o cenário em que se encontra e, então, parta para a ação.

Tenha em mente que essa é uma atitude que depende exclusivamente de você — até por que ninguém será capaz de realizar a dieta em seu lugar.

Quanto mais rápido perceber que a sua saúde não vai bem e que você deve ter uma alimentação mais equilibrada, mas simples será o processo de adaptação. Afinal, você conseguirá entender que é essencial mudar o estilo de vida.

2. Solicite ajuda profissional

Existem profissionais capacitados, que são capazes de mostrar o que se deve ou não fazer, tornando a aquisição de novos hábitos mais tranquila. Os nutricionistas, por exemplo, conseguem elaborar um cardápio compatível com as suas necessidades, preparando uma dieta harmoniosa.

Dessa forma, não há perigo de se apostar naquelas soluções rápidas e drásticas, que oferecem benefícios imediatos. Lembre-se do ditado que afirma: “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Isto é, não existem fórmulas mágicas, que apresentem resultados rápidos e duradouros.

Para conquistar a sua meta, saiba de antemão, que será necessário fazer algumas concessões e sacrifícios. Mas com o auxílio de um especialista, entrar em forma será muito mais fácil e prático.

3. Aprenda com os erros do passado

Se esta não for a primeira vez que tenta inserir em sua rotina uma alimentação equilibrada, com certeza, você aprendeu várias lições com o passado. Uma dela é saber que, não adianta seguir o cronograma durante toda a semana, mas não se controlar aos sábados e domingos.

Outro erro habitual é pensar que ter uma vida saudável é algo instantâneo, que acontece em um curto espaço de tempo, enquanto, na verdade, esse é um processo gradual, que demandará um período extenso.

É preciso ter consciência de que ao escolher levar uma vida mais saudável, os novos hábitos terão que ser permanentes. Por isso, é essencial se cuidar o tempo todo.

Então, quando optar por começar uma nova dieta, encare como uma mudança positiva no seu estilo de vida. Lembre-se das falhas cometidas no passado, evitando que elas se repitam no futuro.

4. Seja ponderado

Na ânsia de conquistar logo o resultado pretendido, alguns apostam em dietas radicais, privando-se de várias refeições e alimentos. Acredite: esse é um tiro no pé. Pois, quem adota essa postura não conseguirá manter por muito tempo a dieta, desperdiçando assim todo o esforço.

O ideal, nesse aspecto, é apostar em um processo progressivo. Comece, por exemplo, fazendo substituições gradativas até que se acostume com a sua nova proposta de alimentação. Mas, de forma alguma, elimine tudo aquilo que você gosta.

Tenha autocontrole para conseguir comer bem, sem abrir mão dos prazeres da vida. Para não errar, encontre um ponto de equilíbrio. E não se esqueça que ações radicais devem ser excluídas do plano, pois não se sustentam.

5. Hidrate-se

Todo mundo sabe que o recomendado é beber 2 litros de água por dia. Entretanto, existe uma grande diferença entre saber e fazer, certo? Mas, agora, mais do que nunca, é preciso colocar em prática essa ação.

Ingerir água na quantidade certa não só contribui com a sensação de saciedade, como também acelera o metabolismo, ajudando no processo de emagrecimento. E o melhor: água não engorda. Por isso, que tal ter uma garrafinha desse precioso líquido como uma aliada constante?

Carregue-a para todos os lados e certifique-se de tomar água frequentemente. Essa simples ação reduzirá o seu apetite, ajudando a tirar de letra a primeira semana de dieta.

6. Aposte na prática de atividades físicas regulares

Realizar, com frequência, exercícios físicos traz uma sensação de bem estar indescritível. Então, vale a pena mesclar à nova dieta a prática de atividades físicas, principalmente no período inicial.

O motivo é simples. Exercitar-se melhora a função cardiovascular e respiratória, fortalece o sistema imunológico, contribui para uma boa noite de sono e melhora o condicionamento físico. Além do mais, controla a ansiedade e alivia as tensões — aspectos que merecem atenção redobrada ao começar uma dieta.

Por isso, praticar algum esporte ou exercitar-se numa academia são aliados poderosos para aqueles que buscam experimentar uma nova dieta.

7. Mude o foco

Às vezes, surge uma vontade inexplicável de consumir um doce. Nesses momentos, nada parece adiantar. Contudo, é possível, sim, reverter o cenário. Assim que esse desejo aparecer, mude o seu foco para outras atividades também prazerosas. Que tal, por exemplo, começar a ler um livro ou, ainda, ver um seriado?

Vale, igualmente, praticar exercícios ou procurar um amigo para conversar. O importante é ocupar a mente com outras atividades, garantindo que você não deixará a tentação falar mais alto. Esse comportamento é um recurso eficaz, que será de grande valia durante todo o processo, sobretudo nos primeiros dias.

Acredite: seguindo as dicas citadas você conseguirá manter facilmente a primeira semana de dieta, e terá força para levá-la adiante. Lembre-se ainda que, ao boicotar a nova proposta de alimentação, existirá apenas um prejudicado: você próprio. Portanto, dê a devida importância para o seu projeto de vida, garantindo uma rotina mais harmoniosa.

Agora que já sabe como superar a primeira semana de dieta, que tal assinar nossa newsletter? Assim, você receberá gratuitamente dicas de como ter uma vida mais saudável!

6 466

6 thoughts on “Primeira semana de dieta: 7 dicas para se adaptar melhor

  1. renata 1 ano atrás

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

  2. lidia maia 12 meses atrás

    Gostei muito quero agradecer pois é muito válido
    Obrigado pela texto.

  3. dieta 11 meses atrás

    Adorei seu site. Demorei para encontrar um conteudo tão relevante. Obrigado. Sucesso