O período que antecede a menstruação pode ser bastante complicado para a mulher, pois inclui mudanças bruscas de humor, sensação constante de cansaço e desconforto físico (como cólicas menstruais e dor nos seios).

É frequente, também, o aumento do desejo de comer doces durante a TPM, o que pode prejudicar a dieta e o plano de exercícios. Por isso, é muito importante encontrar formas de minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual, fazendo com que esses dias passem de forma mais confortável e agradável.

Neste post, vamos entender por que as mulheres têm mais vontade de comer doces e comidas gordurosas nessa fase e apresentar algumas estratégias para driblar esse desejo. Acompanhe:

Por que a vontade de comer doces aumenta durante a TPM?

Como se não bastassem todas as mudanças no corpo durante a TPM, muitas mulheres ainda têm que lidar com uma vontade maior de comer doces, alimentos gordurosos e tudo aquilo que conhecemos como junk food.

Isso acontece porque no período antes da menstruação os hormônios femininos sofrem algumas mudanças importantes: os níveis de progesterona crescem, e o estrogênio e a serotonina têm uma queda considerável.

Isso aumenta a sensação de fome, sobretudo de doces, e a mulher tende a procurar nos alimentos com muito açúcar uma fonte de prazer para aliviar a sensação de insatisfação que, muitas vezes, ela nem percebe que está sentindo.

Como driblar essa vontade?

Acreditamos que toda dieta e qualquer estilo de vida têm espaço para um doce de vez em quando. Mas é muito importante observar esse consumo para que não vire regra, e sim exceção.

Justamente por isso, é que é essencial que a mulher encontre formas de driblar a vontade de comer doces (e outras comidas com baixos nutrientes e alto valor calórico) sempre que estiver de TPM.

Evitando que isso vire uma rotina, é muito mais fácil alcançar os seus objetivos, manter o corpo em forma e um estilo de vida muito mais saudável.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a diminuir o desejo por doces nessa situação:

Pratique exercícios físicos

Já conhecemos uma série de benefícios da prática regular de atividades físicas, que impactam diretamente na saúde, na concentração e na qualidade do sono, sem mencionar os efeitos positivos na manutenção da boa forma.

Mas, para além de tudo isso, os exercícios físicos podem também ser ótimos aliados durante a TPM, ajudando na diminuição do desejo por doces. O que acontece é que a prática de exercícios libera hormônios no corpo que trazem a sensação de bem-estar, um efeito semelhante ao causado pelas guloseimas.

Assim, nesses momentos, é possível encontrar uma alternativa bem mais saudável do que uma barra de chocolates.

Equilibre a dieta

Manter uma dieta equilibrada é fundamental para garantir que o corpo tenha todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento ideal. E, quando isso acontece, é muito mais fácil resistir à vontade de comer doce.

Um corpo bem alimentado funciona bem, com energia e disposição, minimizando o desejo por qualquer tipo específico de alimento.

Além disso, comer frutas, legumes e massas integrais — ou seja, carboidratos complexos — faz com que os níveis de glicose no sangue estejam sempre adequados, o que minimiza o desejo por açúcar.

Portanto, mais um motivo para continuar cuidando da alimentação. É importante lembrar sempre que todos os alimentos têm um impacto no corpo, e é responsabilidade de cada um selecionar as opções que vão trazer mais benefícios.

Alimente-se a cada 3 horas

Uma estratégia interessante para driblar a vontade por doces é a de se alimentar a cada 3 horas. Com isso, a sensação de saciedade é constante, não deixando espaço para o desejo de comer doces.

Aposte em alimentos poucos calóricos e muito saudáveis para esses lanches. As frutas são sempre uma ótima opção, assim como castanhas que são ricas em vitaminas e minerais e acabam ajudando, inclusive, a minimizar os sintomas da TPM.

Uma escolha saudável pode fazer toda a diferença ao longo do dia.

Aposte na ingestão de picolinato de cromo

O picolinato de cromo é um suplemento que pode ser de grande ajuda para as mulheres que tentam evitar os doces na TPM.

Essa substância está presente em uma série de alimentos saudáveis — como grão, cenoura e brócolis —, mas também pode ser ingerida por meio dos suplementos, que permitem uma melhor absorção.

Uma das suas principais funções é otimizar a utilização da glicose pelo corpo e, justamente por isso, ele diminui o desejo por doces. Além disso, o picolinato ajuda na perda de peso e no ganho de massa muscular.

Esqueça a culpa

Em último caso, quando a vontade estiver muito grande, uma vez ou outra, vale ceder à tentação e comer um docinho sem culpa. É claro que não dá para exagerar e comer uma grande quantidade de açúcar, mas um doce para matar a vontade não vai colocar o esforço de uma dieta ou de um programa de exercícios a perder.

É bom ter em mente que o equilíbrio é sempre o melhor caminho. As pessoas cuidam da alimentação e se exercitam para, entre outras coisas, poderem aproveitar um doce de vez em quando. Então, nesses casos, o melhor é comer sem culpa, retomando a dieta no dia seguinte. Mas mais uma vez reforçamos: essa deve ser a exceção, e não a regra!

A vontade de comer doces na TPM é algo extremamente comum, mas sabemos que o açúcar não é uma substância muito saudável e que pode prejudicar os resultados de uma dieta ou de um programa de exercícios.

Por isso, é importante encontrar formas para não exagerar nos doces e junk food, mesmo nos períodos mais difíceis.

Lembre-se de que manter uma alimentação saudável e se exercitar diariamente é muito importante para a sua saúde. E, além de evitar comer doces durante a TPM, uma série de outras estratégias são importantes para manter o corpo em forma.

Por isso, recomendamos a leitura do post que ensina a diminuir o seu percentual de gordura. O que você acha dessa ideia?

0 32