Às vezes, você tem a impressão de que será esmagado pelo turbilhão de tarefas diárias? Administrar um empreendimento, gerir pessoas, criar processos efetivos e tomar decisões difíceis: a rotina daqueles que apostam no universo corporativo não é fácil — isso sem falar nas inúmeras obrigações na esfera pessoal.

Por isso, é importante pensar em formas de aliviar a pressão nos negócios. Afinal, ninguém é de ferro. Lembre-se também de que tanto trabalho somado ao estresse pode prejudicar a sua saúde, afetando-o tanto física quanto psicologicamente.

Para ajudá-lo a lidar com as tensões do dia a dia, reunimos algumas dicas campeãs que vão tornar a sua rotina mais leve e simples. Confira:

Organize a agenda

Uma das principais formas de evitar o estresse é organizar a sua agenda. Isto é: defina bem os seus horários e respectivos compromissos. Dessa forma, você não precisará ficar apreensivo pensando que não terá tempo o suficiente para realizar todas as suas tarefas.

Sabe aqueles profissionais que afirmam: “o meu dia precisava ter mais do que 24 horas”? Não seja esse tipo de empresário. Afinal, de nada adianta falar e não tomar nenhuma atitude para resolver a situação.

Então, parta para a ação e planeje melhor os seus horários. Possivelmente a falta de tempo é o reflexo da desorganização da sua agenda. Comece, então, a sistematizar a sua rotina, incluindo os seus compromissos. O resultado será surpreendente.

Faça atividades físicas

Realizar exercícios físicos, independentemente de quais sejam, é uma forma sábia de aliviar as tensões.

Vale desde pedalar até fazer uma caminhada ou ainda praticar um esporte com os amigos. O importante aqui é encarar as atividades como uma forte aliada para manter a vida pessoal e a profissional mais saudáveis.

O motivo é simples. A prática de atividades libera serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e de felicidade.

Outra alternativa eficaz aqui é apostar na meditação. Entrar em contato com o seu eu interior e entender melhor os motivos que geram desconforto, ansiedade e irritação é o caminho adequado para reduzir os problemas do trabalho.

Converse sobre os seus problemas

Se no trabalho você não pode externar as suas emoções, o cenário muda quando se está em casa. No ambiente familiar você não só pode, como deve, desabafar.

Conte como foi o seu dia. Fale sobre as suas angústias e o que o deixa aflito. Pode apostar: ao conversar com amigos e familiares, você se sentirá muito mais leve e no dia seguinte estará pronto para enfrentar novos desafios.

Mas cuidado nesse ponto. Compartilhar o seu sentimento é diferente de falar ininterruptamente sobre o mesmo assunto. Saiba equilibrar a balança, abordando a questão sem ser cansativo, combinado?

Além do mais, escute o que os seus ouvintes têm a falar. Às vezes, eles podem apresentar soluções práticas para facilitar o dia a dia empresarial. Afinal, quem está de fora da situação enxerga o quadro de outra forma.

Pense nos cenários mais complexos

É isso mesmo! Você não entendeu errado. Mentalize qual é o pior cenário que pode resultar de determinada situação. Pensou? Agora responda: isso é algo irreversível? A resposta possivelmente é “não”, certo?

Então tenha em mente que quase tudo pode ser solucionado, desde que haja diálogo, respeito e flexibilidade. Além do mais, ao pensar em eventuais casos negativos, você estará mais preparado para lidar com o pior.

Em outras palavras, você não será pego de surpresa. Pelo contrário: já terá em mente as devidas ações a serem tomadas para driblar a situação, transformando obstáculos em oportunidades.

Seja mais tolerante

Pare de exigir tanto de si próprio. Erros acontecem. O importante é tirar a lição correta de tais equívocos e não deixar que eles se repitam.

Contrariando o senso comum, as oportunidades nem sempre são únicas. Então, pare de se cobrar tanto e de tentar ser perfeito, pois esse comportamento pode ser altamente prejudicial, deixando-o cada vez mais frustrado. Afinal, ninguém consegue ser 100% o tempo todo.

Claro que é preciso se importar com a qualidade do serviço prestado, mas sem atropelar os seus limites. Não se esqueça, nesse contexto, de que segundas chances existem. Basta fazer por merecê-las. Portanto, não se atormente tanto quando algo sair fora do planejado.

Foque no percurso

Não há dúvidas de que determinar metas ajuda a conquistar os objetivos. Entretanto, o empreendedor não deve focar apenas no resultado final, mas sim em todo o caminho que será percorrido até chegar lá.

Lembre-se de que o processo é tão importante quanto o fim da linha. Esse pensamento fará com que você mude alguns hábitos. Por exemplo, deixará de trabalhar apenas para atingir um ponto específico e começará a se dedicar a cada atividade realizada.

Essa simples mudança de comportamento vai deixá-lo mais aliviado, tornando o seu cotidiano mais harmonioso. Não se esqueça de que para alçar voos mais altos é preciso se preocupar com as partes que compõem o todo.

Utilize as lições do passado

Já diziam que “insanidade é fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes”, ou seja: para conseguir novos desfechos, é fundamental ter outros comportamento e atitudes.

Nesse sentido, utilize o passado como uma fonte de aprendizado. Faça uma autoanálise e verifique se a tensão e o estresse do trabalho não estão ligados às ações que já deveriam ter sido extintas. Não caia no erro de cometer velhos erros.

Fato é que viver sob pressão nos negócios pode gerar um quadro caótico, afetando o seu desempenho profissional. Claro que é natural surgirem algumas tensões no decorrer do percurso, mas nada a ponto de tirar o sono ou fazer com que você fique ansioso o tempo todo. Então, se isso está ocorrendo, está na hora de rever suas atitudes e até mesmo de dedicar um momento só para você!

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas sobre o universo corporativo? Então, siga a gente nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e fique por dentro de novidades exclusivas, que vão alavancar o seu rendimento e garantir melhores resultados para a empresa!

0 54