Vida agitada e pouco tempo disponível. Essas certamente se tornaram características comuns na rotina de praticamente todas as pessoas. Nesse contexto, manter a balança equilibrada, com os compromissos e responsabilidades da vida moderna de um lado e a preocupação com a saúde e alimentação do outro, é um desafio diário.

E por falar em balança, talvez seja nesse ponto que o desequilíbrio dos quesitos citados literalmente acaba pesando mais — sem esquecer de mencionar, é claro, a saúde e a qualidade de vida.

Por isso, sabendo da importância que manter uma alimentação saudável tem para o nosso bem-estar físico e emocional, elaboramos este post para mostrar como, a partir de algumas medidas, é perfeitamente possível comer bem mesmo tendo uma rotina corrida.

Ainda tem dúvidas? Então confira as dicas que preparamos para você:

Planeje suas refeições

Existe uma máxima utilizada no empreendedorismo e que, guardadas as devidas adaptações, também se aplica na alimentação: planejamento é tudo. Se você tem um propósito e quer que ele se concretize, ele deve começar com um bom plano.

Como o nosso foco é mostrar que é possível comer melhor mesmo com pouco tempo disponível, precisamos mencionar que você deverá ter uma estratégia. Então, aqui vai uma dica: planeje todas as suas refeições diárias.

Compatibilizar os seus horários de café da manhã, almoço, lanches e jantar com a sua rotina é o primeiro passo para conseguir se alimentar melhor. É evidente que imprevistos podem ocorrer, mas, nesse caso, daremos outras dicas mais adiante.

Sendo assim, estabeleça suas refeições durante o dia e o horário de cada uma delas. Esse simples planejamento ajudará a manter o controle da sua rotina, evitando que algum dos pratos seja substituído por um alimento inadequado, por exemplo.

Faça um café da manhã reforçado

Outro ponto altamente importante para melhorar a sua alimentação e não se sentir tentado a comer guloseimas é fazer uma boa refeição matinal. Um café da manhã reforçado, além de fornecer os nutrientes necessários para o início do dia, melhorar a disposição e aumentar o desempenho intelectual, ajuda você a se manter saciado até a próxima refeição.

Não bastasse, um café da manhã completo — composto de alimentos como queijos, frutas e cereais integrais — evita que você coma excessivamente com o passar das horas.

Prepare e congele marmitas ou opte por comprá-las

Esse hábito tem se tornado frequente entre as pessoas que se preocupam com a alimentação e também pode fazer parte da sua rotina. Separar um tempo para preparar alimentos saudáveis e acondicioná-los em marmitas para consumir ao longo da semana é, sem dúvida, uma excelente estratégia para se alimentar melhor.

Prepare suas marmitas no final de semana ou dia de folga. Em geral, essa tarefa não demandará muito tempo. Para isso, uma dica é colocar algumas verduras e legumes para cozinhar (brócolis, cenoura, couve-flor e batata-doce, por exemplo) e preparar uma carne, como peito de frango, em quantidade suficiente para alguns dias e montar as suas marmitas.

É importante mencionar que, quando colocadas em recipientes herméticos, o sabor se mantém e a durabilidade do alimento aumenta. Contudo, se a sua rotina é realmente bastante apertada e não sobra tempo para cozinhar, uma saída interessante pode ser comprar a comida.

Hoje, é muito fácil encontrar estabelecimentos e pessoas especializadas no fornecimento de marmitas fit, tendo, inclusive, serviços de entrega. Essa pode ser uma mão na roda para ajudar você a manter uma alimentação saudável sem ter que gastar muito tempo.

Tenha sempre um lanche saudável à mão

Essa dica, embora seja simples, é bastante efetiva e vale ser mencionada. Ao sair de casa, lembre-se de sempre levar um lanche. Pode ser uma fruta, uma barra de cereais ou suplementos alimentares, como shakes e whey. O importante é ter sempre uma alternativa saudável quando bater aquela fome no meio do trabalho entre uma refeição e outra.

Ter um lanche nutritivo à mão pode, além de tudo, ser a salvação em momentos de imprevisto, como compromissos urgentes que o farão se atrasar para o almoço. Para não acabar consumindo besteiras na rua, vale a pena ter algo para saciar a fome até conseguir fazer a refeição correta.

Evite fast food

Sabemos o quão tentador é comer aquele belo sanduíche em uma dessas famosas franquias de fast food espalhadas pelas cidades, especialmente quando o tempo só nos permite uma refeição rápida.

Vez ou outra, até é possível comer um sanduíche ou um salgado, por exemplo. Contudo, esse tipo de conduta jamais deve ser tornar um costume. Por isso, evite ao máximo o consumo de comidas industrializadas e de preparo praticamente instantâneo.

Além da grande quantidade de gordura e sódio encontrada nesses alimentos, há uma concentração de conservantes que são altamente prejudiciais à saúde.

Seja consciente na hora de fazer compras

Especialmente para quem divide as tarefas em casa, ir ao supermercado faz parte da rotina. Então, por que não fazer dessa uma tarefa estratégica para melhorar sua alimentação? Sim, é possível!

Ao fazer suas compras, seja consciente e escolha bem cada produto que levará para casa. Priorize alimentos saudáveis e práticos, que não tomarão seu precioso tempo e nem o farão desistir de prepará-los. Uma dica é levar bandejas de iogurtes, frutas, cereais e outras opções similares.

Evite, sempre que possível, comida processada e industrializada, como nuggets, presunto e lasanhas congeladas. Embora sejam de fácil conservação e preparo, esses produtos em nada contribuem para uma dieta adequada.

Além do mais, sempre que for ao supermercado, opte por refeições naturais e saudáveis. Dessa forma, a probabilidade de não sair do seu objetivo — que é se alimentar melhor — é muito menor. Afinal, se você só tiver boas opções na geladeira, fica mais fácil comer bem.

Como vimos, manter uma alimentação saudável, mesmo com uma rotina apertada e com pouco tempo disponível, não é nenhuma missão impossível. Com as dicas passadas neste post, certamente você vai melhorar — e muito — a qualidade das suas refeições. Agora é com você!

Gostou do texto? Quer seguir lendo e aprendendo mais sobre alimentação e hábitos saudáveis? Então, que tal baixar o nosso guia prático para criar hábitos saudáveis? Vale a pena conferir!

1 45

One thought on “Veja como manter uma alimentação saudável mesmo tendo uma rotina corrida